segunda-feira, 18 de julho de 2011

Ovelhinhas de Jesus! Programa para Chá de Bebê


Minha irmã caçula está grávida depois de 14 anos e para felicidade geral da família, ela espera uma menina que se chamará Ana Elisa.
As tias corujas (incluindo a mim) estamos organizando um Chá de Fraldas e coube a mim organizar a parte do devocional e pesquisando sobre o tema encontrei este lindo programa no Blog Anotações da Bíblia para Crianças.
Segue o programa que adaptei e espero que gostem.


Boas Vindas - Cumprimentar a todas as presentes e explicar o motivo da reunião
Hino -  Jóias - HA 462
Oração -
Reflexão - Uma Criança em Minhas Mãos

Música Especial 
Palestra - Recados do Seu Filho 

Leitura Bíblica - Salmos 127 : 3
Oração - 
Brincadeiras - 
Lanche - 


REFLEXÃO
UMA CRIANÇA EM MINHAS MÃOS…

Uma criança em minhas mãos…
Ela é perfeita, foi assim que Deus a fez.
Ela corre, brinca, sorri,
Ela canta e chora…


Uma criança em minhas mãos…
Foi Deus quem a colocou.
Ela ainda não sabe porque chegou aqui.
Ele quer que eu lhe mostre seu amor.

Uma criança em minhas mãos…
Um ser tão perfeito fisicamente,
mas o seu lado espiritual
é necessário que seja lapidado.


Uma criança em minhas mãos…
Que no meu caminho Deus colocou.
Ele quer que eu a ame
e a ensine para o seu louvor.


Valdenete Afra

PALESTRA



RECADOS DO SEU FILHO

1. Não me estrague. Sei perfeitamente que não devo ter tudo que peço. Estou apenas testando você.


2. Não tenha medo de ser firme comigo. Prefiro assim, para me sentir mais seguro amanhã.


3. Não me deixe adquirir maus hábitos. Tenho que contar com você para eliminá-los, desde as primeiras vezes.


4. Não me faça sentir menor do que sou. Isto só fará com que me comporte como “grande” ridículo.


5. Não me corrija com aspereza diante dos outros. A repreensão será mais proveitosa se feita calmamente/em particular.


6. Não me faça sentir que minhas faltas são pecados. Isto subverte meu senso de valores.


7. Não me proteja das consequências. E bom que de vez em quando eu aprenda sofrendo na própria pele.


8. Não se sinta chocado quando eu digo: “Odeio você!” No fundo, não é você que odeio, é seu poder de me contrariar.


9. Não ligue muito para certas dorezinhas de que às vezes me queixo. Quase sempre não passam de um truque para conseguir a atenção que preciso.


10. Não seja ranheta comigo. Do contrário, para me proteger, serei obrigado a parecer surdo às suas reclamações.


11. Não se esqueça de que não sei ainda me exprimir tão bem quanto desejaria. Este é o motivo por que nem sempre sou muito exato em minhas explicações.


12. Não faça promessas irrefletidas. Lembre-se que fico tremendamente frustrado quando uma promessa não é cumprida.



13. Não tabele muito alto meu grau de honestidade. Isto facilmente me assusta, a ponto de me levar a dizer mentiras.



14. Não seja incoerente. Cria em mim uma confusão tal que me faz perder a fé em você.



15. Não me diga nunca que meus medos são bobagens. Para mim, eles são terrivelmente reais e você contribuirá muito para me dar segurança se tentar entendê-los.


16. Não se descarte quando faço perguntas. Se não eu paro de lhe perguntar as coisas e você vai descobrir que agora busco minhas respostas em outros lugares.



17. Não queira aparecer nunca como perfeito ou infalível. Para mim será um choque forte demais descobrir que você não é nenhuma das duas coisas.



18. Não pense jamais que cairá do pedestal de sua dignidade perante mim se tiver que me pedir desculpa. Saiba que uma desculpa honesta só faz aumentar minha atmosfera de intimidade com você.



19. Não se esqueça do quão depressa estou crescendo. Deve ser duro para você acompanhar 
meu ritmo, mas, por favor, tente.



20. Não se esqueça de que gosto de experimentar. Sem isto não posso ir adiante.



21. Não se esqueça de que não posso florescer senão com um bocado de amor e compreensão.



Bárbara Hudson


LEITURA BÍBLICA


Ler Salmos 127 : 3


O bebê dependerá nos seus primeiros meses, e até alguns anos, inteiramente de vocês. Algumas coisas serão essenciais para que ele tenha uma boa formação. O caráter e a personalidade de alguém são formados, justamente, nos primeiros anos de vida.

 Vejamos, então:

• Aceitação – A criança precisa ser aceita por seus pais. Mesmo dentro do ventre ela já entende se é aceita. Isso contribuirá para sua formação física, mental, social, educacional e espiritual. Jamais passem para o bebê que ele não foi desejado. Um bebê desejado como foi Isaque, Samuel e José terá uma vida equilibrada e sadia. 

“E cresceu o menino e foi desmamado, então Abraão fez um grande banquete, no dia em que Isaque foi desmamado” (Gn 21.8).

• Alegria – Esteja sempre alegre perto de seu bebê. Ele terá que aprender muitas coisas durante sua vida e as primeiras, certamente, ele aprenderá com vocês, papai e mamãe. A alegria irá contagiá-lo. Na realidade, a criança já é portadora dessa qualidade e se vocês que estão ao seu lado forem alegres, cedo ela contagiará todos ao redor. Não deixe que seu bebê sinta as preocupações do seu dia-a-dia. É Salomão, com toda a sua sabedoria, que nos adverte: 

“O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate” (Pv 15.13). “A alegria que me dás é muito maior do que a daqueles que têm comida à vontade” (Sl 4.7 – BLH).

• Amor – A vida de seu bebê deverá ser rodeada de muito amor, carinho e meiguice. Mesmo um bebê sabe quando é amado. Fale sempre com mansidão com seu bebê e continue assim durante todo seu crescimento. Ele aprenderá a obedecer, a amar, a ser meigo e carinhoso. Também, não há necessidade de gritos e xingamentos com a criança. Ele é um presente que Deus lhe deu para que você exerça a sua capacidade de amar. O sábio Salomão nos deixou um conselho valioso em:

Provérbios 15.1: “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita ira”. “O amor cobre todas as transgressões” (Pv 10.12b).

 • Segurança – A segurança é outro fator primordial para o bem-estar do bebê. É importante ele ter um lar, saber que seus pais sempre estarão perto. Ele não precisará ter medo. 

“Você viverá seguro e cheio de esperança, Deus o protegerá e você viverá tranqüilo” (Jó 11.18 – BLH). “Eis que os filhos são herança do Senhor e o fruto do ventre o seu galardão” (Sl 127.3).

• Paciência – Vocês, mamãe e papai, precisarão desenvolver também essa qualidade. Nem sempre será fácil, mas é com paciência que vocês terão possibilidades de serem mansos e, com certeza, a paciência ajudará a vencer as dificuldades e mesmo aqueles problemas que pareçam insolúveis. Aprenda a ser paciente com seu filho, ele vai precisar muito disso. 

“Bem-aventurados os mansos porque eles herdarão a terra” (Mt 5.5). “E a paciência produz a experiência e a experiência esperança” (Rm 5.3).
• Compreensão – Um bebê quando nasce não sabe nada sobre a vida, mas ele vem ao mundo pronto para se desenvolver e aprender. São muitos os desafios para ele: físico, mental, social, educacional e espiritual.
Ele precisará de muita compreensão e atenção. Vai chorar para se expressar e vocês terão que entender o que lhe aflige. Deus, que nos adotou como filhos, nos compreende e nos dá toda a atenção, mesmo quando achamos que não precisamos. 

“Eu chamei e convidei, mas vocês não me ouviram e não me deram atenção” (Pv 1.24 – BLH).

• Disciplina – Com o passar dos meses, o bebê entenderá a importância da disciplina, se esta for bem clara. Ele entenderá que existem limites e que em algumas coisas não se pode mexer. Como pais, vocês precisarão exercer autoridade quando necessário para que ele entenda a importância de obedecer. A disciplina é divina. O próprio Deus a usa e a recomenda aos pais. “Não retireis a disciplina da criança porque fustigando-a com a vara nem por isso morrerá” (Pv 23.13).

• Religião – Para que seu filho esteja preparado para crescer espiritualmente, é preciso que primeiramente vocês, pais, tomem essa iniciativa em relação a si mesmos, procurando ter suas mentes firmadas em Deus,ser salvos por Cristo Jesus, conhecer e amá-lo sobre todas as coisas. Foi Salomão que também escreveu:
“Instrui a criança no caminho em que deve andar e até quando for velho não se desviará dele” (Pv 22.6).

Queridos Pais, se seguirem estes conselhos que hoje recebem, com certeza naquele glorioso dia, podereis dizer como o salmista:

 “Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos. E verás os filhos dos teus filhos e a paz sobre Israel” (Sl 128.1 e 6).


MUSICA


ORAÇÃO FINAL


BRINCADEIRAS


Brincadeira "Itens de Bebê": você vai precisar de folhas de sulfite e caneta. Cada participante terá cinco minutos para escrever os nomes de itens para bebê. Vale roupas e acessórios. Ao final de três minutos, a pessoa que tiver o maior número desses itens ganha uma lembrança. Pode ser um pirulito colorido, por exemplo, pois é uma lembrança bonita e barata.
Brincadeira das "Mães Famosas" ou "Mães da Bíblia": você vai precisar de folhas de papel e caneta. Dividam-se em times se forem muitas pessoas ou faça individualmente. Cada time ou pessoa tem que escrever o maior número de mães famosas ou mães da Bíblia. Podem ser brasileiras ou estrangeiras. Dê um tempo de três minutos. A que tiver escrito o maior número de nomes ganha. O prêmio pode ser chocolates.

Brincadeira "Como será o bebê": pegue várias revistas de bebê, tesouras papel sulfite e cola. Separe grupos de 3 a 5 pessoas. Cada grupo irá recortar figuras de bebê como palpite de semelhança do bebezinho que está chegando. A aparência como um todo conta como o físico, a cor dos olhos, tamanho do bebê, cabelo ou alguma característica específica. Em seguida elas colam na folha de papel sulfite. A mãe, sem saber quais fotografias são de determinado grupo, vai decidir qual ilustração mais corresponde ao seu bebê.
Caso não saibam o sexo do bebê, vale tentar acertar também. Cada participante, do grupo ganhador, recebe um chocalho.
Brincadeira "Tamanho da barriga": pegue um novelo de lã e vá passando, junto com uma tesoura, entre as convidadas além de etiquetas adesivas. Peça para que cortem um pedaço que corresponda ao tamanho da circunferência da barriga da futura mamãe e coloquem uma etiqueta adesiva dobrada no pedaço de lã, com seu nome.
Depois, cada participante dá o seu pedaço para a gestante, que irá experimentar e escolher a que mais se aproximou ou acertou. O brinde pode ser balinhas.
Brincadeira da Fralda Suja: pegue uma fralda descartável e suje de chocolate derretido, para fingir que o nenê sujou. Disponha as participantes em roda.
Coloque uma música e comece a passar a fralda entre as participantes. Quando a música parar, a que estiver com a fralda, saí da roda. E vai continuando até sobrar uma com a fralda na mão. Ela terá que cantar uma música de criança.


Brincadeira da "Memória": pegue folha e caneta para cada participante e vários itens de bebê. Mamadeira, chupeta, chocalho, alfinete, fralda descartável, pomada, ursinho, patinho, xampu, mordedor, babador e outros que lembrar. Coloque todos em cima de uma mesa.
Peça para que memorizem. Guarde rapidamente em um caixa. Elas terão que escrever todos os objetos que lembrarem. Quem tiver o número maior, ganha um brinde. Ela pode escolher algo que está na caixa.
Brincadeira "Qual é a música": escolha CDs com musicas infantis conhecidas. Toque um trecho e pare. As pessoas irão tentar adivinhar. Procure tocar só o comecinho ou um trecho no meio. Tem que ser bem pouco, senão ela pode adivinhar rápido. A que acertar ganha um brinde.
Brincadeira "Adivinha quantos alfinetes": pegue um pote e coloque vários alfinetes de fralda. Vá passando entre as participantes e cada uma tem que adivinhar quantos alfinetes estão dentro do pote. A que acertar ou chegar mais perto do número exato, ganha e recebe um presentinho.


Brincadeira "Conselhos do coração": corte previamente vários corações em cartolina. Dê um coração para cada convidada e uma caneta. Peça para que a pessoa escreva conselhos para os futuros pais. Tipo "Durma bastante agora, antes do bebê nascer, "Aproveite bem os momentos, pois ele crescerá depressa e o tempo voa", "Tente anotar tudo o que for acontecendo, para lembrar depois". Convide os participantes a escreverem mensagens para os futuros pais e as colocarem na urna. Os pais levam para casa a urna no fim do evento e poderão ler os recados carinhosos que todos deixaram. É uma lembrança inesquecível.


LEMBRANCINHAS


Como recordação deste momento maravilhoso, ao sair cada convidado pode levar de recordação uma singela lembrancinha. Abaixo fotos de algumas ideias super fácil de fazer.


Porta CDs de E.V.A



Porta Treco de E.V.A






-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


E agora que você já leu, que tal deixar um recadinho ou comentário dizendo sua opinião.
É um prazer ler seus recadinhos e/ou comentários.








6 comentários:

DRIU´ARTES disse...

AMEI AS IDEIAS.
DEUS TE ABENÇOE.

Ana disse...

Parabéns pelo seu trabalho e dedicação que estão bem presentes neste site, que o Senhor continue iluminando a sua mente e enchendo o seu coração de amor e zelo pela obra do Senhor, um forte abraço, Ana Paula.
Observação: Estarei usando o estudo do Salmo 127 no chá de bebê de uma adolescente hoje! Bjs!!!

Marisa E.V.A disse...

Olá Maristela, amei conhecer o seu site. Sou aqui de São Paulo, mas para o fim do ano estamos nos mudando ai pra Minas, em Montes Claros. Ainda não visitei todo o seu cantinho, mas a parte do ché de bebê amei, pois achei uma ótima idéia de brincadeiras super sadias. Onde poderemos ter a certeza de que Jesus terá alegria de participar. Obrigada por compartilhar, conosco essas idéias. Tenho um site também pois trabalho no Ministério da Criança , há 18 anos, mas há pouco tempo tenho compartilhado meu trabalho. Tudo bençãos de Deus. Fique a vontade de ir lá. É www.artsmarisa.blogspot.com
Deus abençoe você e seus trabalhos. Carinhosamente, Marisa.

Unknown disse...

Parabéns!! Muito bom seu blog, suas dicas, muito me ajudaram. Estarei hoje a frente de um chá de fraldas. Obrigada. Deus te abençoe grandemente. Rodiyeria

Unknown disse...

Amei seu post. Parabéns pelo seu lindo blog. Muito me ajudou pra fazer o culto do bebê. continue sendo uma benção em nossas vidas

Rutnea Brim disse...

Amei !!!!!

13º SÁBADO - O AMOR DE DEUS

  ESCOLA SABATINA 1 - DEUS É A FONTE DE VIDA SABEDORIA E FELICIDADE. VEJA AS BELAS E MARAVILHOSAS OBRAS DA NATUREZA. O SOL, A CHUVA, AS CO...

Mais Populares