terça-feira, 9 de outubro de 2012

Atividades para as lições 2,3 e 4 dos Primários


Resumo da lição 2 - Quem enganou?
Jacó e Labão fi zeram um acordo em relação a Raquel: Jacó trabalharia para Labão durante sete anos, e Labão daria Raquel a Jacó como esposa. Os sete anos passaram rapidamente
por causa do amor de Jacó por Raquel. Mas depois que os sete anos passaram, Labão deu a Jacó Lia em vez de Raquel. Jacó ficou zangado ao ser enganado, mas concordou em trabalhar
mais sete anos por Raquel. Labão concordou, e finalmente Jacó e Raquel se casaram.
Esta lição fala sobre serviço. Esse incidente nos ensina dois princípios sobre serviço. O primeiro é o princípio da perseverança. Muitas coisas demandam trabalho durante certo tempo, às vezes muitos anos, como no caso de Jacó. Aprendemos a ser pacientes e continuar trabalhando em direção a um alvo. O segundo princípio é que quando somos motivados pelo amor, o serviço perseverante nos é agradável (Gn 29:20).




Resumo da lição 3 - Fugindo outra vez!

Deus disse para Jacó deixar Labão e retornar para sua terra. Jacó partiu sem avisar Labão. Quando Labão alcançou Jacó, ele ficou zangado. Eles discutiram sobre os termos da separação. Labão insistiu que tudo quanto Jacó possuía era realmente seu. Jacó retrucou, dizendo a Labão que ele fora um bom empregado durante 20 anos. Jacó lembrou a Labão de seu fiel serviço em condições difíceis, viagens desagradáveis, etc. Finalmente, eles concordaram em fazer um pacto sob bons termos e construíram juntos um altar para ratificar seu acordo.
Esta lição fala sobre serviço. 
No longo serviço de Jacó prestado a Labão, vemos o princípio de termos responsabilidade pelo nosso trabalho. Durante longo tempo, Jacó prestou a Labão serviço leal e digno de confiança. Jacó confiava que para um trabalho benfeito a recompensa viria de Deus, não da pessoa para a qual ele trabalhava na Terra. Devemos servir os outros da mesma maneira, deixando a recompensa com Deus, não com os seres humanos.

Resumo da lição 4 - Finalmente, o Lar!!!

Em sua viagem para Canaã, Jacó ficou sabendo que Esaú vinha ao seu encontro. Jacó desconhecia os sentimentos de Esaú quanto ao passado. Ele se lembrou da promessa de Deus e prosseguiu. Jacó reconheceu que errou e sentiu o desejo de endireitar as coisas com seu irmão. Depois de muitos anos longe, Jacó e Esaú finalmente se reencontraram. Jacó presenteou seu irmão com muitas dádivas, o que a princípio Esaú procurou recusar, mas Jacó insistiu para que ele recebesse os presentes. Esaú, então, procurou retribuir os presentes, oferecendo-se para acompanhar Jacó e sua família, ou pelo menos que seus homens os protegessem em sua viagem. Mas Jacó ficou satisfeito em ter podido fazer as pazes, e Esaú voltou para casa. Então, Jacó continuou mais devagar em direção a seu novo lar.
Esta lição fala sobre serviço. Jacó exerceu três princípios de serviço eficaz. Primeiro, reconheceu toda a extensão da bênção de Deus a ele (Gn 32:10). Dando a Esaú, não diminuiu seus próprios bens, pois Deus tinha sido muito generoso para com ele (Gn 33:8-11). Segundo, Jacó tratou Esaú com muito respeito. Não exigiu igual tratamento, nem insistiu em receber alguma coisa em troca (Gn 33:12-15). Finalmente, Jacó aprendera a movimentar-se de acordo com a velocidade daqueles pelos quais era responsável. Andava de acordo com o passo dos mais novos e mais delicados (Gn 33:13, 14). Desejamos fazer a mesma coisa em relação às pessoas às quais servimos.

Clique na imagem e salve em seu computador e imprima.
Se você gostou do que viu, não se esqueça de comentar!



Postar um comentário

ESCOLA SABATINA 12º SÁBADO MINISTÉRIO DA CRIANÇA

PROGRAMA SUGESTIVO PARA O 12º SÁBADO. PROGRMA SUGERIDO PELA PROFESSORA VERINHA MATIAS DA IASD PARQUE IDEAL - TERESINA/PI - MISSÃO PIAUIENSE...

Mais Populares