sábado, 17 de novembro de 2012

O Nascimento de Jesus! - Teatro




Com motivo do natal, trazemos a proposta de uma breve representação que pode ser realizada totalmente por seus alunos. Os materiais que precisará para o cenário e vestuário são:

- Um boneco (bebê)
- Pequeno cesto em que caiba o bebê.
- Pedaço de tecido para tapar o bebê.
- 3 caixas de sapatos pequenas, decoradas como os tesouros dos reis magos.
- Moedas de chocolate, duas bolsas de potpourri
- Travesseiro pequeno para que Maria apareça grávida
- 3 peças de papelão para usar como portas para as pousadas
- 3 camisas azúis e grandes para usar com os reis magos
- 4 camisas brancas e grandes para usar com os anjos
- 3 ou 4 camisas de diferentes cores e grandes para usar com os pastores e o narrador
- 2 camisas beges grandes para José e Maria
- Uma área que seja o estábulo (pode ser rodeado por luzes brancas e aceso quando cheguem os reis e os pastores).
- Uma grnade estrela de papelão forrada com papel alumínio.

Primeira cena (fora da cidade)

(Entra o narrador).

Narrador: Ouçam, ouçam! Saibam todos que por ordem de César Augusto haverá um recenseamento. Todos devem ser alistados e voltar às suas cidades de origem.

(Sai o narrador, e José e uma Maria grávida entram)

José: Maria, sei que você logo terá o bebê, mas devemos ir a Belém por causa do recenseamento.

Maria: Sim, José. Creio que posso viajar e sei que o Senhor estará conosco nesta viagem.

(José e Maria começam sua viagem. E caminhando até a primeira pousada, batem na porta. Os donos estão atrás das portas.

Primeiro dono (quando batem a porta): Sim?

José: Estivemos viajando por muito tempo, tem algum lugar para nós?

Primeiro dono: Sinto muito, mas não há mais espaço aqui. Tentem na próxima pousada.

(José e Maria caminham à seguinte pousada e batem na porta)

Segundo dono (quando batem à porta): Sinto muito, se estão procurando um lugar para ficar, estamos totalmente ocupados. Tentem na próxima pousada.

(José e Maria caminham até a pousada. Estão quase chegando à porta quando sai o proprietário)

Terceiro dono: Incrível! Este lugar está quase cheio de parede a parede. (Olha para Maria com compaixão) Não acho que vocês encontrarão um quarto nesta cidade. Mas vocês também não devem seguir viajando tão tarde da noite. Se não se importarem, talvez possam descansar ali atrás no meu estábulo. Não é o lugar mais cômodo, mas pelo menos terão um teto sobre suas cabeças. E os animais são maravilhosos, não vão incomodar.

José: Minha esposa deve descansar. O estábulo vai ser bom para nós.

Terceiro dono: Muito bem, então sigam-me.

(O proprietário leva José e Maria ao estábulo. Depois todos os donos de pousadas saem)
Segunda cena no estábulo)

(José ajuda Maria a sentar-se no piso, depois começa a preparar uma cama)

José: Sei que Deus está conosco. É muito melhor dormir aqui do que lá fora.

Maria: José, eu não estou me sentindo bem. Estou muito cansada e estou sentindo dor. Acho que já está no tempo de nascer o bebê.

José: Por favor, Maria, descanse nesta cama que eu te preparei.
Terceira cena (um campo)

(Entra o narrador)

Narrador: Neste mesmo tempo, alguns pastores estavam cuidando de seus rebanhos quando de repente um anjo lhes apareceu.

(Entram os anjos. Enquanto um anjo fala, Maria envolve o bebê no tecido e o deita na manjedoura)
Primeiro anjo: Trago boas novas de grande alegria. Hoje na cidade de Davi nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto lhes servirá de sinal: encontrarão um menino envolto em panos e deitado numa manjedoura.

Os três anjos: Glória a Deus nas alturas e na terra paz aos que gozam de sua boa vontade!

Primeiro pastor: Vamos a Belém para ver o que o Senhor nos revelou!

Segundo pastor: Vamos contar aos nossos amigos e depois vamos todos juntos! Glória a Deus por estas boas novas. Vamos, é uma viagem longa.

Narrador: E os pastores, depois de ouvir os anjos, foram ver o bebê. Um tempo depois alguns reis magos viram uma estrela brilhante no céu.

(Sai o narrador e entram os reis magos. A estrela é vista)

Primeiro rei: (apontando a estrela) Vejam, uma estrela! Vejam como é brilhante!

(Os outros dois reis olham para a estrela)

Segundo rei: É o sinal. Maravilhoso sinal! O rei dos judeus nasceu.

Terceiro rei: Vamos adorá-lo. Presentes, precisamos de presentes!

Primeiro rei: Já sei o que posso dar. Eu vou dar ouro, porque ele é de família real.

Segundo rei: Meu presente será especial: eu vou dar mirra.

Terceiro rei: Incenso será o meu presente. Ponhamos os presentes em caixas especiais, porque ele é rei.

(Os três magos colocam seus regalos em caixas de tesouros. O narrador entra. Os reis caminham até o estábulo enquanto veem a estrela. Maria toma a criança e a põe em seus braços)

Quarta cena (No estábulo)

(Entra o narrador)

Narrador: Os reis magos encontraram a seu rei seguindo a estrela. E quando chegaram, prostraram-se e adoraram a seu rei e ofereceram seus presentes.

(Os reis magos colocam seus presentes diante de Maria e depois se prostram. Entram os anjos)

Anjos: Glória a Deus nas alturas e na terra paz!

Fonte: www.kidssundayschool.com/Spanish/Gradeschool/Skits/1skit07.php


2 comentários:

Vivianne disse...

EEse seu blog é um verdadeiro achado!!!!
Estou dando meus primeiros passos no departamento infantil e que grande ajuda ele vai me dar.
Amei.
Bjs

Valdilene disse...

oi amiga!
minha troquinha denatal voltou!
vcé minha parceira?
sou a val de feira de santana!
precisamos confirmar o endereço, até hj não recebi

13º SÁBADO - O AMOR DE DEUS

  ESCOLA SABATINA 1 - DEUS É A FONTE DE VIDA SABEDORIA E FELICIDADE. VEJA AS BELAS E MARAVILHOSAS OBRAS DA NATUREZA. O SOL, A CHUVA, AS CO...

Mais Populares