quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

A Criação - Programa Sugestivo de 13º Sábado


 Origens
Autores:  Pr. Fábio Corrêa e Juliana Lang
Objetivos
1.      Fortalecer o programa de 13º Sábado na Igreja.
2.      Valorizar o estudo da Lição da Escola Sabatina.
3.      Mostrar as necessidades da Divisão do Sul do Pacífico.
4.      Incentivar uma excelente oferta de 13º Sábado.
5.      Envolver os departamentos Infantis na programação de 13º Sábado.

Organização
1.      Reúna a diretoria da Escola Sabatina no final de Janeiro e início de Fevereiro para organizarem todo o programa de 13º Sábado. Chame também os professores, o pastor e o 1º ancião.
2.      Ore e peça a Deus que o programa seja uma benção para a vida da igreja.
3.      Nesta reunião fale dos objetivos do programa de 13º sábado e da proposta de se ter um programa especial, diferenciado.
4.      Apresente as diferentes partes do programa e juntos escolham pessoas chave que ficarão responsáveis por cada Bloco (serão sete blocos).
a)      Bloco do Louvor e Música
b)      Bloco da Abertura
c)      Bloco das Curiosidades ou Momentos Especiais
d)      Bloco do Informativo Mundial das Missões
e)      Bloco da Oferta do 13º Sábado
f)       Bloco da Lição
g)      Bloco do Encerramento
5.      Numa segunda reunião (na metade de Fevereiro) faça a reunião com os líderes, responsáveis por cada bloco e apresente as ideias. Ouça as ideias deles e finalmente definam como será o bloco e também o tempo de cada parte.
6.      Sugestão para duração geral do programa: 1h40. Início às 8h50. Término às 10h30.
7.      Materiais necessários:
a)      Roupa típica da Divisão do Sul do pacífico para o casal de Recepcionistas, para o diretor e/ou apresentador e para os participantes do Informativo Mundial das Missões.
b)      Lembrancinha na chegada (com o tema da lição do trimestre: Origens).
c)      Lembrancinha para o final do programa (com o tema da região que vai receber as ofertas: Divisão do Sul do Pacífico).
d)      Brindes e curiosidades para sorteio.
e)      Decoração (com tema da lição ou do Informativo Mundial das Missões).
f)       Roupas e ilustrações para as crianças.


Programa:
1.     Bloco do louvor e música

a)      Sugiro que nos momentos prévios uma equipe faça o louvor ou convide um conjunto ou quarteto para apresentar duas ou três mensagens musicais.
b)      Durante o louvor poderia ensinar um corinho da língua dos países que vão receber as ofertas.
c)      Coloque a letra do corinho no telão. Se não tiver projeção faça cópias num pequeno papel e entregue a todos para que possam cantar juntos.
d)      Se tiver alguém para tocar o corinho no violão ou piano, seria legal.
e)      Seu programa pode estar recheado com três mensagens musicais. Sugiro colocar as crianças para cantar.
·         Uma música do Jardim da Infância;
·         Uma música dos Primários;
·         Uma música dos Juvenis.

2.     Bloco da Abertura

a)      Esqueça fazer uma abertura tradicional, lendo o manual e dando boas vindas. Isso não, tudo tem que ser diferente.
b)      Sugiro que a Escola sabatina faça uma abertura com referência às origens (Criação do Mundo) e o encerramento com referência à recriação (Novos Céus e Nova Terra). Isso fará alusão às primeiras semanas da lição e à última semana também.
c)      Abertura: Narração e Dramatização “Origens”.
Entra um adulto vestido de branco (pode ser uma beca batismal) e se posiciona bem na frente, no meio com os dois braços abertos e erguidos. Fica até o final da narrativa.
Narração: Há seis mil anos atrás a terra era sem forma e vazia (música de fundo que remeta a caos, vazio ou suspense), só havia trevas sobre a face do abismo. E Deus disse: haja luz; e a luz apareceu.
1º Dia - Crianças 1 e 2: entram duas crianças, uma vestida de branco e outra de preto e se posicionam lá na frente.
Narrador: E Deus fez separação entre a luz e as trevas. Deus chamou a luz de Dia e as trevas de noite. Este foi o primeiro dia da criação.
2º Dia - No segundo dia Deus fez o firmamento, separação entre as águas que estavam acima do firmamento e debaixo do firmamento. Deus chamou o firmamento de Céus. Este foi o segundo dia.
Criança 3: Entra uma criança vestida de azul (com adereços de céu e nuvem) e se posicionam lá na frente.
3º Dia - No terceiro dia Deus separou a parte seca (chamada terra) da parte molhada (chamada mar) e Deus começou a criar todo tipo de vegetação, ervas, flores e árvores frutíferas.
Crianças 4 e 5. Entram duas crianças com roupa verde e com adereços de flores e árvores com frutos e se posicionam lá na frente. Este foi o terceiro dia.
4º dia - No quarto dia Deus fez aparecer os luzeiros do Céu. Deus criou o sol para governar o dia e criou a lua para governar a noite e também as estrelas.
Crianças 5 e 6. Entram duas crianças, vestidas de amarelo ou dourado com adereços que lembrem o sol e a lua (ou estrelas), e se posicionam lá na frente. Este foi o quarto dia.
5º Dia - No quinto dia Deus começou a encher os mares e os Céus. Deus criou todo tipo de animal marinho e todo tipo de aves no céu.
Crianças 7 e 8. Entram duas crianças vestidas de peixe e de pássaro e se posicionam lá na frente. Este foi o quinto dia.
6º Dia - No sexto dia Deus criou todo tipo de animal doméstico, repteis e animais selvagens para povoar a terra.
Criança 9. Entra fantasiada de algum animal e segurando um animal de pelúcia médio ou grande e se posiciona lá na frente.
Neste mesmo dia Deus criou o homem e a mulher, que foram chamados de Adão e Eva.
Homem 1 mulher 1: Entra um casal representando Adão e Eva e se posiciona lá na frente.
Quando Deus criava tudo Ele dizia que tudo era bom, quando criou os seres humanos Ele disse que era Muiiiito bom! Este foi o sexto dia.
7º Dia - Nó sétimo dia depois de ter criado tudo, não tinha mais nada para Deus criar e assim Deus Descansou, abençoou e santificou o dia de Sábado.

3.     Bloco de Curiosidades ou momentos Especiais

Você pode usar apenas algumas dessas ideias.

a)      Repetir o corinho ensinando a cantar na língua do país para onde vão as ofertas.
b)      Ensinar duas ou três palavras na língua daquele país: Bom dia, Feliz Sábado, Tudo bem?
c)      Sortear alimentos típicos da região para onde vão as ofertas.
d)      Mostrar fotos da geografia da região para onde vão as ofertas.
e)      Chamar o casal de recepcionistas e os apresentadores e mostrar as características da roupa que estão usando, em que região ela é usada.
f)       Apresentar um relatório sobre a Igreja Adventista naquela divisão (quantas igrejas, quantos membros, quantas escolas etc.).

4.     Bloco do Informativo Mundial das Missões

Esta parte deve ser muito bem cuidada, pois antecede o recolhimento da oferta do 13º sábado. Sugiro que se faça quase no final da Escola Sabatina quando a maioria dos membros já chegou à igreja. Os jovens podem fazer bonito esta parte.
a)      Pode-se gravar um vídeo da carta missionária e apresentá-lo.
b)      Fazer um jornal com uma bancada e dois entrevistadores que vão entrevistar as pessoas envolvidas.  Os que vão responder devem decorar a sua fala.
c)      Escolher a melhor pessoa para apresentar o informativo que pode ser enriquecido com fotos, curiosidades ilustrações da região que vai receber as ofertas.

5.     Bloco da Oferta do 13º Sábado

Este momento deve ser especial. Para que seja um sucesso e recebamos uma boa quantia para atender as necessidades da região, sugiro as opções:
a)      Crianças recolhendo as ofertas. Elas têm poder de apelo e ninguém vai deixar de ofertar para uma criança. As crianças devem ser treinadas para isso, podem estar com roupas típicas também ou roupas com a cor da bandeira dos países que serão beneficiados.
b)      Colocar as bandeiras dos países beneficiados, desenhadas ou impressas em papel num local especial na frente junto a um recipiente, e todos podem se dirigir à frente para depositar suas ofertas.
c)      Bônus: Entregar um cofrinho para cada criança no começo do trimestre e no 13º sábado cada criança abre seu cofrinho e deposita suas moedinhas num local especial no púlpito da igreja. Seria interessante que os pais já contassem antes o valor que cada criança vai dar.
d)      Outra dica: os diáconos devem fazer a soma das ofertas e na hora do culto apresentar para a igreja o valor recolhido.
e)      Após o recolhimento das ofertas escolha alguém para fazer uma oração pelas ofertas e pelos projetos que serão beneficiados.

6.     Bloco da Lição da Escola Sabatina
Neste dia a sugestão é que não se faça os apontamentos e a lição seja apresentada de forma especial e em menor tempo para que as outras partes do programa se acomodem.
a)      Lição Geral com apenas cinco perguntas. O professor escolhido separa cinco perguntas (uma para cada dia: de domingo a quinta), apresenta as respostas e abre para comentários.
b)      Escolher cinco professores e todos terão três minutos para apresentar as ideias e as lições de um dia da semana.
c)      Chamar 13 pessoas. Cada pessoa fala um dos 13 versos para memorizar do trimestre. A última pessoa cita o verso da semana e gasta 10 minutos para apresentar as aplicações da lição da semana.
d)      Lição geral e em duplas. Nesta ideia o professor coordena a lição da frente e prepara cinco perguntas. Na hora da discussão das mesmas, ele fala para o membro se unir ao seu vizinho e em duplas terão um minuto para discuti-la. Depois se pede para algumas pessoas opinarem em público as suas respostas.
e)      Lição em Classe com três atividades criativas:
·         Cada membro deve fazer um desenho que melhor ilustre o que ele aprendeu na semana.
·         O diretor organiza uma palavra cruzada com as palavras chaves das respostas da lição.
·         Sete questões de V (verdadeiro) ou F (falso) e discussão.

7.     Bloco de Encerramento

Para o encerramento a sugestão é fazer alusão à lição da Semana. Começamos a Escola Sabatina falando da Criação e terminaremos falando da Nova Criação (Recriação - Nova Terra).
a) Podemos ter um banner da Nova Terra ou um jardim simbolizando a Recriação e cada membro vem à frente colocando o seu nome na ilustração. Pode entregar uma flor na entrada ou um cartão onde cada pessoa coloca seu nome. Enquanto se canta o hino final sobre a Nova Terra ou as crianças apresentam um corinho especial sobre o Céu, cada membro vem à frente e cola o seu nome no banner ou pendura sua flor (com o nome) no jardim.
b) Escolher os adolescentes e jovens para fazer o encerramento com uma rápida dramatização na Nova Terra.
c) As igrejas que tiverem coral podem delegar esta tarefa aos membros do coral. Eles podem terminar a escola Sabatina com uma linda canção sobre a Nova Terra e um apelo para que todos aqueles que querem se preparar.


As ideias contidas neste material são sugestivas para uma igreja media/grande. Tudo pode ser adaptado. No caso de uma igreja pequena, use menos pessoas.

 Bom programa para você e sua equipe.

Se gostou, comente e compartilhe!!
                                                             
Postar um comentário

ESCOLA SABATINA 12º SÁBADO MINISTÉRIO DA CRIANÇA

PROGRAMA SUGESTIVO PARA O 12º SÁBADO. PROGRMA SUGERIDO PELA PROFESSORA VERINHA MATIAS DA IASD PARQUE IDEAL - TERESINA/PI - MISSÃO PIAUIENSE...

Mais Populares