segunda-feira, 15 de outubro de 2018

A VERDADEIRA HISTÓRIA DO NATAL - NOVO!!!!



Autores: Michelle Mota e Verinha Matias
Adaptação de musicas: Maristela Caldeira Nunes
ABERTURA DO PROGRAMA

*Momentos de louvor com músicas Natalinas do Hinário Adventista do Nº 41 ao 51.
*O apresentador do programa dará as boas vindas e fará a oração inicial com a congregação.
*Som instrumental natalino até o final da programação.
*Música de abertura: Noite de Paz! (Hinário Adventista)
PEÇA
Música suave de fundo natalina

Para o programa você vai precisar de:
4 meninas.
1 anjo
4 pastores de ovelhas
2 anjos para acompanhar os pastores
3 reis magos
José
Maria
CENA I
As personagens entram pelo corredor da igreja conversando. Um anjo observa a cena.
___________: - Que sorte achar aquele lugar hoje à noite não é? Dessa vez eu não me molhei nada!
___________: A noite está tão bonita! Nem parece que choveu Não é mesmo?
___________ – Venham! Aqui é um bom lugar para passarmos a noite. (Olha para um lado, para o outro) – Acho que daqui ninguém vai nos mandar embora! (elas caminham no corredor da igreja em direção à plataforma.
Ouve- se uma música suave enquanto TODAS SE ACOMODAM
___________: Gente, vocês viram como estava a cidade hoje? Quanta gente! Todo mundo com muita pressa. As pessoas entravam e saíam das lojas, os carros buzinavam apressados, as pessoas passavam por nós com muitas sacolas de presente! E quantos presentes!!
__________: Vi sim!
__________: Eu vi um carrossel tão bonito! (FAZ GESTOS EXAGERADOS). Ele era enorme, e tocava uma música tão linda! Mas quando eu parei para olhar, o dono gritou comigo: - Vá embora menina! Se você não tem dinheiro para comprar então saia daqui! Aqui só entra quem pode pagar! (faz cara de tristeza).
__________: Oh! Não fique triste. Nem sempre podemos ter tudo o que queremos. Toda essa correria na cidade é por causa do natal!
__________ Há! O natal! Eu sei o que é o natal!
_________ (surpresa): Sabe? Como? Onde você aprendeu sobre o natal?
_________-: É que hoje eu e _________ ouvimos duas crianças da cidade conversando sobre o natal. Elas tinham umas roupas tão bonitas! E os brinquedos eram tão lindos!
________: Conte __________! Conte o que é o natal!
________: (Música de fundo) está bem. Acomodem-se que eu vou lhes contar a história do natal!
Era uma vez um homem chamado José. Ele era natural de uma capital muito grande e muito longe. Ele era muito rico. Um dia ele se casou com uma moça chamada Maria que era muito linda e parecia uma princesa. Maria ficou grávida e todo mundo já sabia que o bebê que ela estava esperando era muito especial! Ele seria muito importante pois seus pais eram importantes. Todo mundo estava ansioso pela sua chegada. Tinha também um imperador na história. 

_________ O que é um imperador?
__________ Eu sei! Eu sei! Imperador é um rei!
__________:E o nome desse imperador era César. E ele queria saber quantas pessoas moravam no seu país. Então ele mandou que todo mundo fosse para uma cidade para que fossem contados.
_________ por isso José contratou um monte de homens e muitas carruagens. Maria preparou suas malas de viagem, colocou as muitas roupas caras do seu bebê e viajaram para a cidade de Belém.
_________ E quando eles chegaram, haviam muitas pessoas importantes esperando por eles. Foi uma festa! Eles se hospedaram no melhor hotel da cidade.
_________ E foi lá que o bebê nasceu. As pessoas importantes da cidade vieram visitá-lo, trouxeram muitos presentes! Sabe como era o nome dele?
________ Como era? Fala logo!
________ Era um menino! Seus pais lhe chamaram de Jesus!
________ Maria ficou tão feliz! Seu bebê era lindo! E o jornal da cidade veio fotografá-lo. E todo o mundo ficou sabendo que Jesus havia nascido.
________ Essa data ficou conhecida como natal. O dia que se comemora o dia do nascimento de Jesus. Foi isso que nós aprendemos sobre o natal.

________ Todo esse movimento na cidade é para comemorar o nascimento desse menino rico que costumava dar muitos presentes para as crianças pobres e que quando cresceu assumiu todas as empresas do pai dele.
________  Ah! Agora eu entendo. O natal é uma festa para ricos. É por isso que não somos bem vindos a lugar nenhum! Nós não somos tão importantes quanto esse menino Jesus. Acho que Jesus deve ter a cara do Papai Noel, porque afinal de contas, tem muito Papai Noel espalhado pela cidade!
_________ Um dia eu também ouvi a história do natal. Era um pouco diferente dessa que vocês contaram. Mas que importância tem isso? A vida tem sido muito dura para todos nós e eu acabei perdendo a fé e a esperança e desacreditando naquilo que ouvi. Talvez a história de natal que ouvi, nem exista. Natal deve ser isso mesmo! Festas, presentes, comidas gostosas! Tudo aquilo que o dinheiro pode comprar! (Cansada) Agora chega, vamos dormir que a noite já vai longe.
Todos se cobrem com panos velhos e todos os personagens se ajeitam para dormir. Logo caem em um sono profundo (Introdução da música Busquem a Jesus)
Música: Busquem A Jesus Arautos do Rei, cantado por um Quarteto Ou Solo.
(nesse momento o anjo entra e começa a observar as meninas dormindo)
CENA II

As meninas acordam e se assustam com a presença do anjo. Todas olham e ficam meio que assombradas.
ANJO: Paz! Não tenham medo. Ouvi o que vocês conversaram sobre o nascimento de Jesus e vim para lhes contar a verdadeira história. Eu estava lá e vi o que realmente aconteceu
______ Então você pode nos contar quem é Jesus?
ANJO: Claro que sim. Vejam o que realmente aconteceu. Muito antes de existir a criação, Deus já existia e muitos anjos com Ele. E Ele tinha um plano: criar este mundo e o homem. E assim foi feito, e Ele o colocou num belo jardim para que lá morasse. Ele o criou livre, para escolher amá-lo ou não, obedecê-lo ou não. Mas algo terrível aconteceu! Lá no céu, um dos anjos de Deus, se rebelou contra Ele e planejou destruir aquilo que Deus havia criado. Foi então que o homem decidiu ouvir a voz do mal e se rebelou contra Deus e se tornou um pecador. Mas o filho de Deus se ofereceu para vir a este mundo resgatar o homem do pecado. E para isso, seria necessário deixar o céu e nascer neste mundo como um bebê. Agora prestem atenção porque eu vou lhes contar a história do seu nascimento como realmente aconteceu. O Anjo do Senhor foi enviado a uma pequena cidade da Galiléia chamada Nazaré para falar com uma jovem muito humilde chamada Maria. Ela estava noiva de um jovem chamado José. Vamos ver como aconteceu.
Coral infantil já deve está a postos para cantar a música: Maria e o Anjo  Prisminha

________ então Maria não era rica? Nem importante?

ANJO: ela não era rica, mas era muito importante pra Deus!
_______ e o que aconteceu depois?
ANJO A promessa de Deus se cumpriu. José se casou com Maria e ela realmente ficou grávida. Mas aconteceu que existia um imperador...
_______ (interrompe) Eu sei! Eu sei! o nome dele era César!
ANJO: Isso mesmo! Então, césar deu ordens para que todos os moradores de Nazaré e das outras cidades viessem a Belém. Ele precisava fazer o censo para contar o número de habitantes.
_______ E José e Maria foram?
ANJO: sim! Eles tiveram que ir. Ninguém podia desobedecer a ordem do imperador! José colocou Maria sobre um burrinho e viajaram dias e dias, Chegaram a cidade muito, muito cansados. E foram procurar um lugar para onde pudessem se hospedar, mas não havia lugar! Todas as hospedarias estavam ocupadas.
Coral infantil já está a postos para cantar a música: Não há lugar - Prisminha
Enquanto o coral canta, José e Maria entram pelo corredor da igreja (caminhando lentamente) batendo de banco em banco como se fossem “portas”. (combine com alguns irmãos para que no momento em que José e Maria baterem nos bancos eles dizerem: Não tem vaga! “Até que na última porta” na frente da estrebaria eles se sentam e esperam a música acabar.

Solo música: NASCEU JESUS (Iveline) 
José forra o feno com panos e carinhosamente ajuda Maria a deitar o bebê Jesus.
________ E depois? O que aconteceu?
ANJO: nas campinas, próximas a Belém haviam alguns pastores que cuidavam das suas ovelhas. Olhavam atentamente de um lado para o outro desconfiando de qualquer movimento suspeito. Foi assim que ficaram muito assustados quando receberam a visita de anjos que os avisaram que Jesus havia nascido em Belém. Eles então deixaram suas ovelhas e vieram até a cidade de Belém a procura do Salvador.
Coro de Adultos música: Surgem anjos (HA 49)
O coral começa a cantar e os 2 anjos na frente e os 3 pastores seguem pelo corredor da igreja lentamente até a manjedoura , após a adoração os pastores permanecem de lado da manjedoura.

_________ Que história linda!
________ E ninguém mais soube do nascimento de Jesus?
ANJO Sim! Os reis magos.
_______ Reis magos? Eles faziam magia?
ANJO: Não crianças. O Livro Sagrado Diz que eram homens muito sábios, conhecedores das ciências e que estudavam as estrelas. E foram instruídos em sonhos a seguir uma estrela especial que os guiaria até Jesus. Foi assim que viajaram por muitos dias até chegarem a Belém.
________ E Jesus ganhou presentes?
ANJO Sim, mas não do jeito que vocês pensam.
Coral infantil música: Os magos do Oriente. Prisminha
A ESTRELA QUE PISCA PARA GUIAR OS MAGOS ATÉ A ESTREBARIA DEVE SER LIGADA NESSE MOMENTO. Ao iniciar a música, os magos, entram pelo corredor da igreja andando lentamente com presentes em suas mãos. Devem representar conforme a letra da música.

ANJO: Mas a história não terminou aí. Jesus cresceu e se tornou um homem muito especial que muito amava os seres humanos. Ele defendia os menos favorecidos e tratava todas as pessoas com amor e bondade. 
_______ Ele me ama também?
ANJO: Sim!!! Ama tanto, mas tanto que escolheu morrer para que você e todos os que o aceitarem tenham vida eterna. “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho único para que todo aquele que nele crê não pereça mais tenha a vida eterna”.
ANJO: Ele está no Céu agora. Aqui na palavra de Deus no livro de João capítulo 14, Ele falou assim: “Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim. Na casa de meu pai há muitas moradas. E eu vou preparar um lugar para vocês. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito. E depois que eu for e preparar esse lugar, voltarei para buscá-los e vocês ficarão comigo para sempre”.
_______ Oba! Então Ele voltará aqui para a terra? Isso quer dizer que eu vou conhecer Jesus? Teremos também uma casa?
ANJO: Sim !!!!! Jesus voltará para buscar seus amigos e os levará para morar com eles. Você terá uma casa e nunca mais passará fome e nunca mais dormirá ao relento. Jesus deseja dar uma vida boa para todas as pessoas. Ele fica muito triste quando vê seus filhos sofrendo. Ele deseja que todos nós sejamos como uma luz a iluminar a vida das outras pessoas
ANJO: Jesus é a luz do Mundo! Vejam essa vela. Ela é pequena e frágil, mas quando tudo está escuro ela é muito importante. (as luzes da igreja serão totalmente desligadas) Vou Acendê-la. Agora sim! Se andarmos no escuro vamos bater em muitos objetos e podemos nos machucar, ficaremos confusos, pois não há nada para nos orientar. Mas se andarmos com a vela podemos caminhar sem medo. Por isso dizemos que Jesus é a luz do mundo! (as luzes são ligadas).
___________ Há! Acho que entendi! Assim como essa vela ilumina o caminho, Jesus veio para iluminar nossas vidas!
ANJO: Isso mesmo, ainda que a vida seja difícil e pareça não haver esperança, Jesus quer ser a nossa esperança e quer iluminar nossos caminhos.
________ Isso quer dizer que ele não veio só para pessoas importantes? Ele veio também para nós?
ANJO: Isso mesmo. Ele veio para ser a luz do mundo e para trazer a salvação a todos. Diante dele todos somos iguais. Não há ricos ou pobres brancos ou negros, crianças ou adultos.
________ isso faz com que eu me sinta muito feliz. Mais ainda não entendi uma coisa! E os presentes? Por que as pessoas se dão presentes no natal?
 ANJO O mundo cristão fez do natal uma festa de confraternização, mas os presentes não são o mais importante. O Centro do natal é o próprio Jesus. Ele veio para dar um novo sentido à nossa vida. Venham até aqui! Vamos acender mais velas. Assim vocês verão como tudo fica mais claro e bonito quando uma pessoa é luz para a outra.
O anjo acende a vela das quatro meninas e elas ficam em pé frente à congregação.
APELO: O anjo se volta para a congregação.
ANJO Jesus deseja que vocês sejam uma a luz a brilhar neste mundo escuro, tornando a vida de alguém mais leve e mais feliz. Ele espera que a igreja seja uma luz que não brilhe sozinha mais que ilumine o caminho daqueles que querem conhecê-lo na vizinhança e na comunidade.
ANJO (falando com a congregação) O natal é o maravilhoso aniversário de Deus na terra. E o mais triste de tudo isso é que poucos realmente o conhecem. Ao longo dos anos, muitas pessoas celebram o natal, mais ainda assim a maioria delas, nunca o viu. Encontrou você o rei? Quer você deixar que Ele ilumine sua vida neste natal? Deseja você recebê-lo nesta noite em sua casa e no seu coração. Hoje Jesus está batendo à sua porta. Ele diz. “Eis que estou à porta e bato, se alguém abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele e ele comigo”.Neste natal Deixe Jesus entrar em seu coração, permita que ele ilumine a sua vida para que você possa iluminar a vida de outros. Deus se fez um de nós veio a este mundo para nos dar salvação que amor grandioso.
SOLO: UM DE NÓS (do grupo Prisma Brasil)
ANJO : Pai, neste momento solene de reflexão. Glorificamos-te pelo natal. O Dia em que demonstrou de um modo tão maravilhoso, a grande extensão do teu amor e misericórdia. E hoje, nos encontramos aqui, maravilhados ante o privilégio de encontrar-te Senhor. Como poderemos agradecer-te? Ajuda-nos a superar o pecado até aquele grande dia, pois pouco falta para voltares e nos resgatares. Por que mesmo depois de todo o sofrimento, alegrias ou tristezas que enfrentamos, ainda assim será natal. Porque aquele pequenino rei de Belém é o mesmo Jesus que reina em nosso coração. Ele Foi e Será para sempre Natal!!! Amém.
Coral infantil junto com todos os personagens do programa canta a música: É Natal !
Os personagens da peça falam juntos a frase - Feliz Natal.!!
Para o programa você vai precisar de:
4 meninas.
1 anjo
4 pastores de ovelhas
2 anjos para acompanhar os pastores
3 reis magos
José
Maria
Fonte Grupo Trimestral IASD Facebook e Internet



Postar um comentário

A VERDADEIRA HISTÓRIA DO NATAL - NOVO!!!!

Autores: Michelle Mota e Verinha Matias Adaptação de musicas: Maristela Caldeira Nunes ABERTURA DO PROGRAMA *Momentos de louv...

Mais Populares