sexta-feira, 30 de setembro de 2011

4º Trimestral de 2011



Minhas queridas e meus queridos também!

Estou postando o link para baixar os manuais das classes.
http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/aux2011-idx.html

Segue também o link para baixar o DVD, infelizmente eu não consegui baixar, vai ver meu computador não suporta...rsrs

http://www.ueb.org.br/index.php/ministerio-da-crianca.html

E para mais ideias, acessem o blog da Tia Malu, vocês irão encontrar muitas ideias.

E lembrem-se:

Enfatizem para as crianças o tema do ano:

+ Amigo de Jesus e dos outros.

Tenham  todos um trimestre poderoso na Palavra Viva que é Jesus!

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Camisetas carimbadas para Dia das Crianças


Olá galera!!!

Estou postando uma idéia maravilhosaaaaaaa que encontrei no blog Gente Miuda!!!
Para o Dia das Crianças, use a criatividade e faça camisetas!

Usando a técnica de carimbo com mãozinhas e pezinhos faça suas camisetas e presentei suas crianças no dia do programa do dia 08/10/11 e arrase!!! Sucesso garantido... Capriche nas mensagens, inove!!!

Usando o mesmo desenho, você também pode usar outras frases:
"Sou criança, a esperança do mundo..."
"Quero paz no meu mundo de criança..."
"Sou criança, quero esperança!"
"+ amigo de Jesus e do próximo!" (Este é o lema do MCA.
Tenho certeza que será um sucesso.

Como estou na correria no trabalho e com minha mãe doente, vou aproveitar esta ideia e convocar minhas professoras e fazer as camisetas. Amei a ideia e você?


Beijinhos Carinhosos!

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Sábado Mundial da Criança Adventista - Novo!




A internet é mesmo uma aldeia
As vezes fazemos amigos que muitas vezes nos ajudam em nosso proposito de fazer deste blog um canal para todos aqueles que amam o Ministério Infantil.
O programa a seguir foi me enviado por uma desta amiga (que ainda não conheço pessoalmente, mas espero um dia conhecer), Zeni Abreu do Rio de Janeiro.
Como estou numa correria, e ela sabe que estava procurando novidade para o blog, me enviou este programa lindo que espero que todas possam aproveitar e fazer no dia 08/10/11 - sábado da criança adventista.
Este programa deve ser feito nos momentos do culto divino (adapte de acordo com a sua igreja).
Para imprimir o programa clique aqui.
Bom progrma a todos e Zeni, mais uma vez:
MUITO OBRIGADA!!!!!!!!!!!!!!!!!
Fonte: www.apac.org.br

Prisma Brasil - Brilhar por ti

Que esta Semana você realmente Brilhe por Jesus!
Esta música é linda e o grupo que canta está completando 30 anos.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

13º Sábado - A Bíblia - Palavra de Deus!


Meus queridos!
Depois de muita correria e de muito procurar encontrei um programa simples e bonito para se fazer com nossas crianças e adolescentes no 13º sábado, e como neste mês de Setembro comemora-se o Dia da Bíblia no dia 29, veio bem a calhar. Espero que gostem. E se fizerem o programa me avisem e me enviem fotos pois gosto muito de saber.


Decoração:
Uma Bíblia grande


ESCOLA SABATINA
Boas Vindas - Síntese Histórica sobre a Bíblia


SÍNTESE HISTÓRICA (por um professor ou pelo coordenador do programa)


Grego, hebraico e aramaico foram os idiomas utilizados para escrever os originais das Escrituras Sagradas. O Antigo Testamento foi escrito em hebraico. Apenas alguns poucos textos foram escritos em aramaico. O Novo Testamento foi escrito originalmente em grego, que era a língua mais utilizada na época.
Estima-se que a primeira tradução da Bíblia foi elaborada entre 200 a 300 anos antes de Cristo. Como os judeus que viviam no Egito não compreendiam a língua hebraica, o Antigo Testamento foi traduzido para o grego. Porém, não eram apenas os judeus, que viviam no estrangeiro, que tinham dificuldade de ler o original em hebraico: com o cativeiro da Babilônia, os judeus da Palestina também já não falavam mais o hebraico. 
Denominada Septuaginta (ou Tradução dos Setenta), esta primeira tradução foi realizada por 70 sábios e contém sete livros que não fazem parte da coleção hebraica, pois não estavam incluídos quando o cânon (ou lista oficial) do Antigo Testamento foi estabelecido por exegetas israelitas no final do Século I d.C. A igreja primitiva geralmente incluía tais livros em sua Bíblia. Eles são chamados apócrifos ou deuterocanônicos e encontram-se presentes nas Bíblias de algumas igrejas.
Outras traduções começaram a ser realizadas por cristãos novos, sendo a mais importante de todas a tradução na língua latina pela sua ampla utilização no Ocidente. No ano 382 d.C, o bispo de Roma nomeou o grande exegeta Jerônimo para fazer uma tradução oficial das Escrituras. Sua tradução tornou-se conhecida como "Vulgata", ou seja, escrita na língua de pessoas comuns ("vulgus"), e difundiu-se por todas as regiões do Mediterrâneo, alcançando até o Norte da Europa.
Na Alemanha, em meados do Século 15, um ourives chamado Johannes Gutemberg desenvolveu a arte de fundir tipos metálicos móveis. O primeiro livro de grande porte produzido por sua prensa foi a Bíblia em latim. Cópias impressas decoradas a mão passaram a competir com os mais belos manuscritos. Esta nova arte foi utilizada para imprimir Bíblias em seis línguas antes de 1500 - alemão, italiano, francês, tcheco, holandês e catalão; e em outras seis línguas até meados do século 16 - espanhol, dinamarquês, inglês, sueco, húngaro, islandês, polonês e finlandês.
Os originais da Bíblia são a base para a elaboração de uma tradução confiável das Escrituras. Porém, não existe nenhuma versão original de manuscrito da Bíblia, mas sim cópias de cópias de cópias. Todos os autógrafos, isto é, os livros originais, como foram escritos pelos seus autores, se perderam. 
Hoje é possível encontrar a Bíblia completa ou em porções traduzida em mais de 2.000 línguas.
Os mais antigos registros de tradução de trechos da Bíblia para o português datam do final do século XV. Porém, centenas de anos se passaram até que a primeira versão completa estivesse disponível em três volumes, em 1753. Trata-se da tradução de João Ferreira de Almeida. A primeira impressão da Bíblia completa em português, em um único volume, aconteceu em Londres, em 1819, também na versão de Almeida. 
Hoje, o dia dedicado às Escrituras Sagradas é comemorado em cerca de 60 países, sendo que em alguns, a data é celebrada no segundo domingo de setembro, numa referência ao trabalho do tradutor Jerônimo, na Vulgata, conhecida tradução da Bíblia para o latim.





Hino Inicial (um que fale de Bíblia)


Oração



Jogral

Dia da Bíblia (Primários)



Todos: SAUDAMOS A BÍBLIA!
1- A BÍBLIA É PARA MIM MANANCIAL DE AMOR.
É NA BÍBLIA QUE VEJO ENFIM,
REMÉDIO PARA DOR.


Todos: A BÍBLIA ESTÁ NO NOSSO SER!


2- MESMO SENDO CRIANÇA TENHO A BÍBLIA NO MEU SER
QUERO CADA DIA COM SEGURANÇA
PODER AMÁ-LA ATÉ QUANDO CRESCER.


Todos: A BÍBLIA É A NOSSA SALVAÇÃO!


3- NA BÍBLIA ENCONTREI SALVAÇÃO,
SUAS PÁGINAS ME ILUMINAM A CADA DIA
ESTÃO TODAS DENTRO DO MEU CORAÇÃO
QUERO SER FIEL A CRISTO SEMPRE COM ALEGRIA.


Todos: A BÍBLIA É O NOSSO CAMINHO!


4- FOI NA BÍBLIA QUE APRENDI A CAMINHAR
SUA MENSAGEM NOS CONDUZ AO CÉU DE LUZ
EM CADA PASSO, FICO SEMPRE A MEDITAR
NESTE CAMINHO QUE NOS LEVA A JESUS!


Todos: A BÍBLIA É A NOSSA ALEGRIA!


5- FOI LENDO A BÍBLIA QUE UM DIA ACHEI
ESTA FELICIDADE TRANSBORDANTE!
ALEGRIA COMPLETA EU SEMPRE TEREI
MEDITANDO NESTE LIVRO TÃO BRILHANTE!


Todos: A BÍBLIA É AMOR!


6- O AMOR REVELADO POR ESTE LIVRO
É TÃO SUBLIME QUE NÃO SE PODE COMPARAR
A BÍBLIA A NÓS DÁ COMPLETO ENSINO
ENSINA COMO ANDAR E A NOSSO PRÓXIMO AMAR!


Todos: A BÍBLIA É LUZ CRISTALINA!


7- NA BÍBLIA ENCONTRAMOS A LUZ DIVINA
NOS CONDUZINDO PELO CAMINHO DESTE MUNDO,
QUE VIVE EM TREVAS SEM SABER O SEU DESTINO.
SÓ COM A BÍBLIA PODEREMOS TER UM REAL ENSINO.


Todos: POR ISSO DEVEMOS AMAR A BÍBLIA E LER CONSTANTEMENTE SUAS PALAVRAS GUARDANDO-A EM NOSSOS CORAÇÕES E PROCLAMANDO COM ALEGRIA:
TU ÉS O MAIS BELO LIVRO E POR ISSO TE SAUDAMOS NESTE DIA!


Musica Especial (pode ser solo, dueto, coral, etc)


Informativo (no telão com curiosidades sobre o local onde irá a oferta)


Lição em classes (professores)


Encerramento:

BÍBLIA - LIVRO DE DEUS (dramatização Adolescentes)

Personagens: FÉ (uma jovem, trajando longa túnica branca, no peito traz escrita a palavra FÉ); seis jovens (com vestes comuns, cada qual trazendo sua Bíblia e um cartaz), uma universitária.

Cenário: duas ou três cadeiras e uma pequena mesa. Em cima da mesa está uma Bíblia.

Universitária - (entra lendo uma revista secular) Que artigo interessante! (continua a folhear a revista) Ah! Já ia esquecendo de que prometi à professora da Escola Dominical ler a Bíblia diariamente. (apanha a Bíblia que está na mesa, deixando em seu lugar a revista) A Bíblia será mesmo a Palavra de Deus? Sou crente, mas o professor de Ciências diz que há tanta coisa errada na Bíblia... e meus colegas vivem zombando de mim, quando afirmo que Deus criou o mundo e tudo mais. Será que eles têm razão? (senta-se, pensativa).

FÉ - (entrando) Jovem universitária, não deixes que esmoreça a tua fé. A Bíblia é verdadeiramente a Palavra de Deus! Ela é o único guia para uma vida feliz e útil. É a luz que conduz os homens para a vida eterna. Para fortalecer tua fé, vou te apresentar seis provas de que a Bíblia é a Palavra de Deus. (estende o braço para a porta; um a um vão entrando os jovens, e se colocando ao lado da Fé) 

1º jovem - A Bíblia é composta de 66 livros: 39 estão no Velho Testamento e 27 no Novo Testamento. Foi escrita por uns 40 homens, num período de mais de 1600 anos. Apesar de seus autores terem vivido em épocas diferentes, a mensagem central da Bíblia é uma só: "Deus deu o seu Filho para morrer por nós, a fim de nos salvar!" só há uma explicação para isto: os 40 autores foram homens inspirados por Deus. Este fato prova a UNIDADE da Bíblia. (levanta seu cartaz, onde se lê: UNIDADE)

2º jovem - Hoje é possível encontrar a Bíblia completa ou em porções traduzida em mais de 2.000 línguas. Nada de sua beleza e força se perdeu nessas traduções. A Bíblia adapta-se perfeitamente a todas as línguas, lugares, culturas e povos. A UNIVERSALIDADE da Bíblia prova que ela é a Palavra de Deus. (levanta seu cartaz, onde se lê: UNIVERSALIDADE).

3º jovem - Através dos séculos a Bíblia tem sido preservada. Os homens tentaram destruí-la e proibir sua leitura, todavia nem o fogo, nem a água, nem a crítica, nem o tempo, tiveram jamais o poder de exterminá-la. Ela tem resistido firmemente a todos os ataques. A PRESERVAÇÃO da Bíblia por cerca de 4.000 anos é prova de que ela é a Palavra de Deus (levanta seu cartaz, onde se lê: PRESERVAÇÃO).

4º jovem - A Bíblia é o livro mais vendido no mundo. Nunca nenhum outro livro, em todos os tempos, tem tido mais edições do que ela. As multidões jamais se cansam de lê-la e ouvir sua mensagem. Essa popularidade através dos séculos prova que a Bíblia é a Palavra de Deus (levanta seu cartaz, onde se lê: POPULARIDADE).

5º jovem - As profecias da Bíblia têm se cumprido fielmente. Basta lembrar as profecias sobre o nascimento, missão e morte de Jesus, que se cumpriram literalmente. Deus é o único que conhece o futuro. O cumprimento das profecias bíblicas é a prova de que a Bíblia é a Palavra de Deus (levanta seu cartaz - PROFECIA).

6º jovem - Deus usa a sua Palavra, a Bíblia, para transformar vidas e mudar corações. Não há um só problema da vida humana que não tenha resposta na Bíblia. Aqueles que obedecem as suas orientações, reconhecem que ela é o livro por excelência para todos os assuntos. Esse poder da Bíblia é prova de que ela é a Palavra de Deus (levanta seu cartaz - PODER). 

FÉ - Estes e muitos outros fatos provam que a Bíblia é a Palavra de Deus. Firma o teu coração, jovem, nesta verdade. Ama a Bíblia e obedece aos princípios nela contidos. Serás feliz e abençoada, hoje e sempre.

(A moça universitária levanta-se, abre a Bíblia. A personagem Fé estende a mão sobre a Bíblia. Os seis jovens mantêm o cartaz erguido, enquanto um outro grupo coloca-se à frente e apresenta um cântico que fale da Palavra de Deus, ou um acróstico, ou uma poesia)

ACRÓSTICO (Juvenis)

(13 pessoas, cada uma com uma letra em sua blusa e segurando a Bíblia com o braço erguido)

B - Eu sou o "B" da Bíblia Sagrada.
I - Eu sou o "I" do ide por todo o mundo, pregai o Evangelho.
B - Eu sou o "B" do Brasil gigante e forte do Chuí ao Oiapoque.
L - Eu sou o "L" de levai as boas novas de Jesus ao povo.
I - Eu sou o "I" de irmãos unidos levando a Bíblia ao mundo.
A - Eu sou o "A" de avançar sem recuar e a Bíblia levar.

S - Eu sou o "S" de Santidade.
A - Eu sou o "A" de Alegria.
G - Eu sou o "G" de Grandeza.
R - Eu sou o "R" de Resposta.
A - Eu sou o "A" de Arrependimento.
D - Eu sou o "D" de Divindade.
A - Eu sou o "A" de Amor.

- BÍBLIA SAGRADA! (Todos dizem em voz alta)

Música A BÍBLIA É QUAL MARTELO (Rol do Berço e Jardim de Infância)

Infelizmente eu não tenho a partitura desta música. Mas é muito conhecida. As professoras podem ilustrar a letra com objetos reais.

A BÍBLIA É QUAL MARTELO
PEDREIRA A DESPEDAÇAR
É LUZ PARA OS MEUS PASSOS
UMA LÂMPADA A ME GUIAR
ESPADA DE DOIS GUMES
UM ESPELHO PRA EU ME VER
TUDO ISSO A SANTA BÍBLIA É
PRA MIM,SE EU A LER.

A BÍBLIA É QUAL SEMENTE
QUE BROTA NO CORAÇÃO
QUAL LEITE E PÃO QUE NUTRE AOS ACEITAM A SALVAÇÃO
COMO ÁGUA ASSIM ME LIMPA
FAZ O MAL DESAPARECER
TUDO ISSO A SANTA BIBLIA FÁZ
PRA MIM, SE EU A LER.


Oração final feita por um ancião.


Para o Culto Divino minha sugestão é que o pregador pode fale da importância de aceitar a Bíblia como a Palavra de Deus e sobre Hebreus 11 – Os heróis da fé!



E agora que você já leu, que tal deixar um recadinho ou comentário dizendo sua opinião.
É um prazer ler seus recadinhos e/ou comentários


quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Refletindo a imagem de Deus...

Achei lindo este texto, para completar a leitura clique no link.
*Compartilhando...: Refletindo a imagem de Deus...: "E assentar-se-á como fundidor e purificador de prata..." Malaquias 3:3 Esse versículo bíblico intrigou umas mulheres de um estudo bíblico...

ESCOLA SABATINA 13º SÁBADO/ 2º TRIM - ANO B

PROGRAMA SUGERIDO PELA PROFESSORA JOSIANE DE ALMEIDA MACÊDO FLORÊNCIO DA ASSOCIAÇÃO MATO GROSSENSE / UCOB Objetivo: Refletirmo...

Mais Populares