sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Cantata A Criação do Mundo

Como todos sabem , sou regente do Coral Primícias da IASD Bandeirantes, e todos os anos em novembro comemoramos o nosso aniversário apresentando uma cantata sobre alguma história bíblica. Para comemorarmos o nosso 7° aniversário no dia 21 de novembro estamos ensaiando uma cantata sobre a história bíblica da criação. Posto abaixo o texto criado por mim em cima das músicas cantadas. As musicas são da turma do Nosso Amiguinho, turma Querubim , Diante do Trono e João Jorge. É um teatro entre dois fantoches e um narrador.
1 - Aninha 
2 - Chiquinho
3 - Narrador
A Criação – Do Silêncio ao Som!

1 - Iupi!!!!!! Que legal estar de novo com vocês! Eu sou a Aninha! Vocês já me conhecem, não é mesmo? E olha só quem mais está aqui!

2 - Ooooooi! Lembram de mim? È isso mesmo, eu sou o Chiquinho... Muito legal está aqui de novo com todos vocês!

1 - E aí Chiquinho? Você sabe por que estamos reunidos hoje aqui?

2 - Sei sim Aninha! Estamos reunidos para comemorar o 7° aniversário do Coral Primícias.

1 - Legal! Adooooooooooooro aniversários! Mas como o tempo passa... O coral vai fazer 7 anos... Parece que foi ontem que tudo começou.

2 - È mesmo Aninha, o tempo passa muito depressa! E pensar que muitos dos nossos adolescentes e jovens já cantaram no coral. Mas voltando ao coral, onde está o bolo, não existe aniversário sem bolo ainda mais de chocolate.

1 - Ah! Chiquinho! Você não toma jeito mesmo. Só pensa em comer. Como pode ser tão distraído a ponto de esquecer que em todo aniversário o Coral Primícias oferece a Deus um louvor especial de gratidão. Eu me lembro de todos.

2 - Hummf! Aniversário sem bolo, que coisa mais esquisita! Mas qual será o musical de hoje?

1 - Não sei, aí está a ____________(3) vamos perguntar a ela.

2 -  Oi ____________ como você está linda!

3 - Obrigada Chiquinho, você também está muito elegante!

1 - Ahnnn, só ele?

3 - Você também Aninha, dá cá um beijo.

1 - Tia, você sabe por que estamos hoje aqui?

3 - Sim Aninha, hoje iremos comemorar o 7° aniversário do Coral Primícias com um lindo musical.

2 - E qual será o tema do musical de hoje?

3 - Bom Chiquinho, vamos viajar no tempo através da música e aprender um pouco mais sobre a maravilhosa criação de Deus.

1 - Legal, eu amo viajar!

2 - Eu também!

3 - Que bom! Espero que gostem, pois o Coral preparou um programa muito especial para todos que aqui estão.

1 - Tia __________ esta história está na Bíblia?

3 - Sim Aninha, encontramos esta história na Bíblia, mais precisamente no livro de Genesis.

2 -  Genesis? Que significa esta palavra?

3 - A palavra Genesis significa principio, origem. Por isso a história da criação marca o inicio do nosso planeta.

2 - Eu sei, eu sei...

1 - Sabe o que Chiquinho?

2 - Um verso bíblico que fala isto!

1 - Que verso Chiquinho?

2 - No principio criou Deus o céu e a terra.

3 - Isto mesmo Chiquinho! Parabéns! É muito importante que cada pessoa aprenda e memorize versos da Bíblia, por que ela é a palavra de Deus a cada um de nós. Vamos ouvir uma música que fala sobre isso.

CORAL CANTA: A BIBLIA (Turma do Nosso amiguinho)

3 - Sim, a Bíblia nos conta muitas histórias belas e uma destas histórias é a história da criação do mundo. No capitulo 1 de Genesis lemos que o mundo era sem forma e vazia, o mundo vivia na escuridão. Deus então planejou criar um mundo maravilhoso e por isso a primeira coisa que Ele criou foi a LUZ.

CORAL CANTA HAJA LUZ (Turma Querubim)

1- Então Deus criou a luz que separa o dia e a noite no 1° dia?

3 - Isso mesmo Aninha!

2 - O que Deus criou no 2° dia?

3 - Bom, Chiquinho, no 2° dia, Deus criou algo muito importante para a existência da vida na terra e sem isso não sobreviríamos. Alguém sabe o que estou falando?

2 - O sol?

3 -  Hummm, o sol é muito importante para a vida na terra, mas não foi isso que ele criou no 2° dia. A Bíblia nos conta que no 2° dia, Deus criou o AR, Ele criou o firmamento, separou as águas que ficam no céu das águas que ficam na terra. Como o nosso Deus é maravilhoso! Por causa do ar, todo ser vivo pode respirar. No livro de salmos tem um verso que diz assim: Todo ser que respira louve a Senhor!

CORAL CANTA LOUVE A DEUS (Turma Querubim)

1 - (CANTA O CORO DA MÚSICA) Com um Deus tão maravilhoso fico pensando no que Ele criou no 3° dia...

3 - Bom, Aninha, no 3° dia, Deus criou a PORÇÃO SECA que chamou terra, e a porção de águas chamou de mares. Ele também criou todas as ARVORES e FRUTOS e FLORES que existem no terceiro dia. Deus estava muito feliz com tudo que estava sendo criado.

CORAL CANTA NOSSO DEUS, NOSSA TERRA, NOSSO LAR. (Turma Querubim)

1 - Como Deus é maravilhoso! Ele pensou em tudo direitinho, cada coisa no seu lugar.

3 - Exatamente, Aninha, Deus planejou tudinho, pois Ele é um Deus que gosta das coisas organizadas e ordeiras.

2 - E depois? E depois? O que Deus fez depois?

3 - Calma, Chiquinho, vamos ver o que diz a Bíblia... Hummmm, no 4° dia Deus criou LUMINARES para iluminar a terra, um para iluminar durante o dia e dois para iluminar a noite... Alguém sabe o que é?

1 e 2 -  O sol, a lua e as estrelas!

CORAL CANTA NO CEU BRILHA (Turma Querubim)

1-  Tia _______ estou pensando, até este momento o mundo deveria estar um silencio total... Devia estar muito quieta a terra, nem um passarinho cantando...

3 - Aninha vou te contar um segredo... Deus já sabia o que criar para quebrar este silencio, mas antes Ele precisava preparar o lugar onde os passarinhos iriam morar e comer, por isso no 5° dia, Ele criou as aves do céu e da terra e também criou os peixes e animais aquáticos.

CORAL CANTA VAMOS PRESERVAR (Turma Querubim)

3 - Que carinha triste é esta Chiquinho?

2 - É que o coral cantou sobre a necessidade de preservar os animais e eu me lembrei que na aula de ciências minha professora disse que devido à destruição da natureza muitos animais estão desaparecendo e que atualmente no Brasil só existem 500 araras azuis nas florestas brasileiras. Fico pensando se Deus não fica triste em ver o mundo que Ele criou ser destruído.

3 - Claro que fica Chiquinho! Deus criou a natureza com todo amor para que cuidássemos dela. Chegará o dia em que Deus cobrará do homem a falta de cuidado com a natureza que Ele criou. Mas vamos continuar a nossa viagem, alguém sabe o que Deus criou no 6° dia?

1 - Eu sei! Ele criou os animais como o gatinho, o cachorrinho como a Molly, vem cá Molly! (Se possível levar um cachorrinho de verdade)

3 - Olá Molly! Que linda você está! Sim Aninha, Deus criou todos os animais, grandes, pequenos, mansos e bravos. Vamos ouvir?

CORAL CANTA O SOM DA BICHARADA (Turma Querubim)

3 - Mas Deus não criou somente os animais no 6° dia, a Bíblia conta que Ele também criou o primeiro homem a quem chamou de Adão a sua imagem e semelhança.

CORAL CANTA COM TODO AMOR E GRATIDÃO (Turma Querubim)

2 - UFA!

3 - O que foi Chiquinho?

2 - Deus deve ter ficado cansado em criar tanta coisa!

3 - Que nada Chiquinho! Deus não se cansa! Mas para coroar sua criação e nos ensinar a importância de termos um tempo para louvá-lo e agradecê-lo por tudo o que Ele nos dá, Ele criou um dia especial que é o SÁBADO. Deus Santificou, Abençoou e Descansou neste dia. Por isso nós Adventistas do Sétimo Dia, guardamos o Sábado e passamos este dia todinho apreciando e louvando a Deus.

CORAL CANTA DEUS DESCANSOU (Turma Querubim)

1 - Quer dizer que Deus criou o mundo em 7 dias?

3 - Não Aninha! Em Êxodo 20:11 diz que Deus criou o mundo em 6 dias e no 7° dia descansou. Que tal a gente recordar todos os dias da criação?

CORAL CANTA A CRIAÇÃO (DIANTE DO TRONO)

1 - Como Deus é maravilhoso! Criou este mundo todinho para nós de presente!

2 - É mesmo Aninha! Meus pais sempre me dizem que a cada dia Deus nos dá presentes, e que deveríamos agradecê-lo sempre!

1 - Com certeza Chiquinho. Tia_______ você não acha que uma maneira de agradecer a Deus pelo lindo mundo que criou é cuidando muito bem do nosso planeta?

3 - Claro que sim! Quando Deus planejou criar o nosso mundo, Ele planejou tudo com muito amor para dar de presente ao homem. Infelizmente o pecado entrou no mundo e muitas das coisas belas que Deus criou desapareceram ou mudaram de atitude, como os animais que de mansinhos tornaram-se ferozes. Mas mesmo em meio ao pecado ainda encontramos muitas coisas lindas criadas por Deus e que nos fazem refletir no cuidado que devemos ter com a terra.
CORAL CANTA NOSSO PLANETA (JOÃO JORGE)

3 - Como Deus é maravilhoso, não é mesmo crianças? Além de tudo o que Ele criou, Ele ainda nos deu o maior presente que poderíamos merecer; o seu próprio filho Jesus Cristo para nos salvar.  Por devemos dar honras e glórias ao nosso Deus Criador.

CORAL CANTA GLÓRIAS AO DEUS CRIADOR (Turma Querubim)

1 - Que lindo musical! Parabéns ao Coral Primícias! E você gostou Chiquinho?

2 - Gostei, gostei muito! Mas agora vamos comer o bolo...

1 - Bolo? Que bolo Chiquinho?!?

2 - Ora Aninha, não é o aniversário do Coral Primícias? Aniversário tem bolo! Nunca vi aniversário sem bolo.

1 - Ah! Chiquinho, só você para pensar em bolo.

3 - Aninha, o Chiquinho tem razão... Realmente não existe aniversário sem bolo, e o Coral Primícias veio aqui hoje para agradecer a Deus por mais um ano de vida, por isso antes de cantarmos os parabéns, vamos agradecê-lo pelas muitas bênçãos recebidas durante todo este ano através de uma oração.

ORAÇÃO FINAL 


Nenhum comentário:

13º SÁBADO - O AMOR DE DEUS

  ESCOLA SABATINA 1 - DEUS É A FONTE DE VIDA SABEDORIA E FELICIDADE. VEJA AS BELAS E MARAVILHOSAS OBRAS DA NATUREZA. O SOL, A CHUVA, AS CO...

Mais Populares