sexta-feira, 17 de junho de 2011

3ª TRIMESTRAL 2011 - ROL DO BERÇO & JARDIM DE INFÂNCIA

Como organizar sua classe

Ideias para que você possa usar em sua classe neste novo trimestre.

Missões

Neste trimestre as ofertas têm como destinos a Divisão da África Centro Ocidental. E os países que serão mais beneficiados serão: CAMARÕES e GANA. O projeto para este trimestre é mobilizar as crianças do Rol e Jardim a conseguir o maior número de Kits Escolares e Folhetos para convidar outras crianças a visitarem as igrejas.

  1. No cantinho missionário pode-se colocar um varal onde poderão pendurar roupas ou sacolas onde serão colocados os materiais que irão compor os kits escolares a cada sábado. (incentivar as crianças a trazerem materiais usados que não usam mais, como lápis, borracha, giz de cera, lápis de cor, cola, papel colorido, caderno, etc).
  2. Utilize a história missionária para mostrar a necessidade do povo africano e também a sua alegria em adorar a Deus, mesmo sem ter as condições como as nossas.
  3. Para recolher a oferta monte uma maquete simples de uma choça da savana, já que muitas tribos nestes países morem nelas. Monte a choça com uma lata de leite e revista com papelão ou papel de embalagem, faça o teto com um cone de cartolina coberto de varetas, coloque uma porta com papel preto e no momento de recolher a oferta retire o telhado para que cada criança deposite ali a sua .Coloque animais como leão, elefante, zebra, e outros animais da áfrica (pode ser de pelúcia ou mesmo de papel colado em cartolina e palito. Coloque na frente da cabana um cartaz com os dizeres: Escola Adventista com a logomarca da igreja.
Sacolas para os Kit Escolares



Cantinho das Missões



Aniversários

  1. Procure continuar com o mesmo incentivo do inicio do ano para que todas as crianças possam ter a oportunidade de participar.
  2. A fim de que o aniversariante se sinta feliz pode-se ter uma cadeira especial para ele sente no momento dos parabéns. Ela pode ser forrada com tecido ou com outro material que desejar.
  3. Nunca deixe de festejar os aniversários mesmo que a criança não venha no dia, comemore no primeiro sábado que vier, assim ela saberá que seus professores se importam e lembram dela.
  4. Entregue uma lembrancinha a cada aniversariante (não precisa ser nada muito dispendioso)
  5. Não esqueça de orar e pedir as bençãos sobre o aniversariante e o incentive a devolver uma oferta de gratidão (No inicio do mês entregue um envelope para os pais com um bilhetinho explicando o objetivo da oferta.
Visitas
    1. Procure incentivar suas crianças a convidarem seus amiguinhos para assistirem a Escola Sabatina.
    2. Tenha sempre uma lembrancinha para dar àqueles que visitam sua classe.
    Oração
    Que coisas levamos a Deus? Procure incentivar as crianças desde cedo a orarem em público, aproveitem esta fase em que elas não sentem vergonha. 
    Ao incentivar as crianças a orarem lembre-se que:
    1. As orações devem ser curtas.
    2. Os agradecimentos pontuais.
    3. Os pedidos específicos.
    4. As palavras simples.
    5. O diálogo como com um amigo.
    Lição

    As lições do Rol e Jardim são as mesmas, a diferenças é que no Rol do Berço o professor resumidamente ensina a história toda, enquanto que no Jardim de Infância a cada sábado é ensinado uma parte da história.
    As lições deste trimestre para o Rol são:
    1. Joás, o rei menino. 
    2. A pequena serva.
    3. O bebê Moisés.
    As lições deste trimestre para o Jardim são:
    1. Joás, o rei menino.
    2. A reforma do Templo.
    3. A Rainha Ester.
    4. Ester salva seu povo.
    5. A menina cativa.
    6. A menina cativa serve a Deus.
    7. As manchas desaparecem.
    8. Naamã serve a Deus.
    9. O bebê Moisés.
    10. Coluna de nuvem e de fogo.
    11. Água amarga fica boa.
    12. Deus dá o maná.
    13. O segredo da felicidade.
    Ambientação das salas

    As sugestões que darei para ambientação tanto do Rol quanto do Jardim, depende do espaço disponível de cada igreja, mas nada impede que os professores tornem a sala "alfabetizadora" para dar um clima na hora da história.
    Para o primeiro mês a sugestão é fazer em uma parede um trono com cortinas, colunas e cadeira, cetro e coroa e cada sábado que a história for contada uma criança sente no trono. Este cenário serve também para o Jardim para contar a história de Ester.



    Para o segundo mês a sugestão é confeccionar uma casa de papelão como as das fotos ou então se possível uma casinha onde as crianças possam entrar com vassouras e materiais domésticos.



    Para o terceiro mês a sugestão é confeccionar um cenário em que a cada sábado possa ser acrescentado objetos de acordo com a história.
    Sugestão para o Jardim: Como a última lição será sobre os 10 mandamentos, que tal ensinar aos pequenos o segredo da real felicidade e apresentar no 13º sábado? (Depois postarei uma poesia que ensina os mandamentos e que poderá ser usada no 13º sábado ou mesmo nos momentos de adoração infantil).



    Encerramento

    Encerre a classe enfatizando a mensagem do dia e com uma oração cantada. Despeça as crianças com um beijo e um abraço, assim elas terão prazer em voltar.

    Espero ter ajudado.

    Que tal agora deixar seu recadinho ou comentário?


    4 comentários:

    feltros e festas disse...

    Amei o seu blog e as ótimas ideias para esta trabalhando com as crianças.Trabalho com o jardim e estarei colocando em pratica a ideia para a ofertas.....
    E de agora em diante estarei sempre visitando você, para saber das maravilhosas ideias.....

    Unknown disse...

    Olá td bem/ vc teria alguma ideia para o 13 sabado. Para o 3 trimestre de 2012?

    Cristiane Nogueira disse...

    amei seu blog! Também faço trabalhos para escola sabatina! Entra lá e me segue? criscoisinhasfofas.blogspot.com

    Unknown disse...

    que bom que temos espaços como este seu para nos ajudar.sou a responsável pelo rol na minha igreja e estava precisando de ideias...Deus abençoe!

    13º SÁBADO - O AMOR DE DEUS

      ESCOLA SABATINA 1 - DEUS É A FONTE DE VIDA SABEDORIA E FELICIDADE. VEJA AS BELAS E MARAVILHOSAS OBRAS DA NATUREZA. O SOL, A CHUVA, AS CO...

    Mais Populares