domingo, 19 de junho de 2011

3ª TRIMESTRAL 2011 - JUVENIS & ADOLESCENTES

Como organizar sua classe

Ideias para que você possa usar em sua classe neste novo trimestre.

Missões

Neste trimestre as ofertas têm como destinos a Divisão da África Centro Ocidental. E os países que serão mais beneficiados serão: CAMARÕES e GANA. O projeto para este trimestre é mobilizar os Juvenis e adolescentes a conseguirem o maior número de Kits Escolares e Folhetos para convidar outras crianças a visitarem as igrejas.Aproveite o momento para conversar com os alunos sobre os planos futuros da cada um, já que as ofertas irão beneficiar uma universidade, pergunte a seus alunos se eles pretendem estudar em uma instituição adventista. Juvenis e Adolescentes estão numa idade em que já podem fazer escolhas sobre o seu futuro e esta conversa pode auxilia-los em suas escolhas.

  1. No cantinho missionário pode-se colocar o mapa da região para onde estão indo a oferta. Monte um painel sobre a África onde a cada sábado podem ser anexadas fotos e curiosidades sobre a região.
  2.  Como um dos projetos é a aquisição de material escolar como kits de material para alunos e a aquisição de material para laboratório você pode preparar uma estante onde a cada sábado em que a oferta é alcançada seja colocado um objeto escolar ou de laboratório que podem ser feitos de E.V.A ou outro material.Caso opte pelos kits escolares pode-se colocar em uma sacola objetos escolares e depois no final do trimestre enviar para uma das uniões beneficiadas através dos Correios ou mesmo entregar a alguma instituição ou escola carente. Incentive seus alunos a recolherem com amigos e familiares materiais escolares sem uso e determine um dia onde juntos poderão enfeitar e organizar os kits para serem doados.
  3. Utilize a história missionária para mostrar a necessidade do povo africano e também a sua alegria em adorar a Deus, mesmo sem ter as condições como as nossas.
  4. Para recolher a oferta pode ser usado algum objeto típico da região, como artesanato ou mesmo um capelo de formatura.Determine um alvo de oferta alcançável e incentive os alunos a economizarem para doarem aos africanos.
Painel sobre a África para sala com pouco espaço


Incentivo de Assistência ou Presença 

Juvenis e Adolescentes estão numa fase em que a valorização é muito importante, por isso procure sempre valorizar e premiar aqueles que sempre chegam no horário e que cumpre com seus compromissos. Sempre tenha uma caneta, uma borracha, um bóton ou outra coisa qualquer (tipo lembrancinhas de R$ 1,00) para dar. Seja firme com a entrega desde o primeiro sábado, deixe bem claro as regras para ganhar os prêmios e mantenha este objetivo, para que aquele que cumpre não desanime e quem não cumpre mude sua atitude.

Aniversários

  1. Procure continuar com o mesmo incentivo do inicio do ano para que todas as crianças possam ter a oportunidade de participar.
  2. Utilize os cartazes preparados no inicio do ano, colocando mê a mês o nome e a foto da criança aniversariante (para isso, é muito importante ter todos os dados sobre o aluno)
  3. Durante a semana, procure ligar e parabenizar a criança, assim ela se sentirá muito importante.
  4. Nunca deixe de festejar os aniversários mesmo que a criança não venha no dia, comemore no primeiro sábado que vier, assim ela saberá que seus professores se importam e lembram dela.
  5. Entregue uma lembrancinha a cada aniversariante (não precisa ser nada muito dispendioso)
  6. Não esqueça de orar e pedir as bençãos sobre o aniversariante e o incentive a devolver uma oferta de gratidão (No inicio do mês entregue um envelope para os pais com um bilhetinho explicando o objetivo da oferta.
Painel de Aniversariante

Visitas
    1. Procure incentivar suas crianças a convidarem seus amiguinhos para assistirem a Escola Sabatina.
    2. Tenha sempre uma lembrancinha para dar àqueles que visitam sua classe.
    Oração
    Que coisas levamos a Deus? Procure incentivar as crianças desde cedo a orarem em público, Nesta fase, Juvenis e Adolescentes já começam a sentir vergonha, nunca force ninguém a nada, mas sempre convide, um dia eles podem aceitar o convite e orar.
    Proponha ao grupo ideias onde cada um possa desenvolver o hábito da oração. Um sugestão é confeccionar junto com a classe o diário de oração para que eles possam estar sempre levando seus pedidos e agradecimentos a todo lugar. Esta atividade pode ser feita no primeiro sábado (é necessário que todo material esteja separado e recortado para que não ultrapasse o tempo).
    Se for interessante monte um painel de oração, assim o Juvenil e/ou Adolescente pode se preparar durante a semana.
    Material Necessário:
    Cartolinas ou Papel Colorset colorido
    Papel ofício branco
    Grampeador
    Cola Branca
    Cola Colorida Tridimensional ou Cola Glitter
    Tesoura
    Adesivos diversos
    Montagem do diário:
    Corte um retângulo de cartolina ou colorset e corte as folhas brancas 1 cm menores que o retângulo.da cartolina, dobre-as pela metade e grampei tudo junto.
    Montagem do Envelope:
    Com o restante da cartolina corte um retângulo e dobre formando um envelope, cole as beiradas e enfeite com o restante do material. Depois guarde os livrinhos dentro do envelope. está pronto o diário. A cada sábado os alunos poderão ter a oportunidade de relatar seus pedidos e seus agradecimentos antes de orarem.
    Ao orar incentive seus alunos a :
    1. Manterem uma atitude reverente, humilde e de adoração.
    2. Ajoelhar-se sempre que for possível, explique que assim mostramos a nossa dependência de Deus.
    3. Orar com sinceridade e fé.
    4. Orar em nome de Jesus..
    5. Incorporar os princípios da oração que Jesus ensinou a seus discípulos.
    6. Confessar nossos pecados pedindo a Deus perdão pelos mérito de Jesus Cristo.
    Painéis de Oração



    Lição

    As lições dos Juvenis deste trimestre irão tratar de COMUNIDADE, SERVIÇO, ADORAÇÃO e GRAÇA.
    As lições de cada sábado são:
    1. Uma família especia
    2. Separação pacífica
    3. À espera de um milagre
    4. Briga entre irmãos
    5. Obediência a toda prova
    6. O escravo fugitivo
    7. Os talentos: usados ou perdidos?
    8. O desafio da pregação
    9. Como beber e ter saúde
    10. Enfrentando o fogo
    11. A conversão de um rei
    12. Dormindo com leões
    13. Um encontro com Daniel
    As lições dos Adolescentes continuam a tratar sobre a saga do povo pelo deserto e a conquista de Canaã.
    As lições de cada sábado são:
    1. O teste e confiança
    2. Ganância: o buraco sem fundo
    3. Entradas da alma
    4. A lei e o amor recapitulados
    5. O último olhar saudoso
    6. Promessa é dívida
    7. Por trás dos muros
    8. Prioridades
    9. Que mancada!
    10. Tomando posse
    11. Hora de escolher
    12. Fome e festas
    13. Conhecendo a vontade de Deus
    Estudo da Lição

    O momento do estudo da lição é a parte mais importante da Escola Sabatina. É um momento para tirar as dúvidas e apresentar a mensagem que deve ficar gravada na mente dos alunos.

    É importante lembra que na classe dos Juvenis a lição é apresentada aos alunos durante a Escola Sabatina e durante a semana em casa eles recordarão a lição através das atividades da lição. è importante que no próximo sábado o professor tome tempo para verificar se o aluno estudou a lição e decorou o verso-áureo da semana.

    Já na classe dos Adolescentes, o momento da lição é recapitulação como na lição dos adultos. Neste momento o professor retira as dúvidas que foram surgidas ao longo da semana e reforça os objetivos através de comentários que se encontra no manual do professor. É importante também que o professor tome tempo para verificar se os alunos estão estudando em casa e cobrar que eles decorem os versos áureos.

    Chegará um tempo (e eu creio que ele está mais perto do que nunca) em que nossos alunos, deverão testemunhar para os outros e não teremos Bíblia e serão os versos áureos decorados que os ajudarão a permanecer fiéis à vontade de Deus.

    Ao finalizar os estudo da lição, seja nos Juvenis ou nos Adolescentes, é muito importante que o professor pergunte aos alunos que identifique a palavra ou a frase que marcou o estudo. Em seguida peça aos alunos que reflitam sobre a palavra ou frase e depois peça que eles desenhem e escrevam a palavra ou a frase e coloquem os desenhos em um painel que permanecer na sala ao longo do trimestre compondo a decoração da sala. Esta atividade ajudará os alunos centrar nas mensagens que queremos que eles aprendam e recordem.

    Ao final do trimestre, pode-se fazer uma apresentação em PowerPoint e apresentar à igreja o que cada classe estudou durante a Escola Sabatina. 

    Encerramento

    Encerre a classe enfatizando a mensagem do dia e com uma oração cantada. Despeça as crianças com um beijo e um abraço, assim elas terão prazer em voltar.

    Espero ter ajudado.

    Que tal agora deixar seu recadinho ou comentário?



    Postar um comentário

    ESCOLA SABATINA 12º SÁBADO MINISTÉRIO DA CRIANÇA

    PROGRAMA SUGESTIVO PARA O 12º SÁBADO. PROGRMA SUGERIDO PELA PROFESSORA VERINHA MATIAS DA IASD PARQUE IDEAL - TERESINA/PI - MISSÃO PIAUIENSE...

    Mais Populares