Páginas

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Não se assustem...

...é o mesmo blog, só que com roupagem diferente.
De vez em quando é bom mudar.
Espero que gostem do novo visual.
Bjos!

quarta-feira, 29 de junho de 2011

13º Sábado - Família, Elo que nos une a Deus - (fotos)

Mais uma amiga que fiz aqui no blog me enviou as fotos do programa do 13º Sábado.
Coloquei na integra o e-mail dela, pois fiquei tão emocionada e feliz pelo blog estar cumprindo o seu objetivo.
Oro a Deus para que Ele sempre me use e peço que orem por mim também.
E Zeni, mais uma vez parabéns a você e a sua equipe. que Deus abençõe a todos nesta caminhada para Canaã Celestial.
E pra quem não sabe, Zeni é dona do blog Igreja Adventista Santo Antonio de Pádua
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Boa noite, amiga Maristela
Fizemos o programa sugerido pelo seu blog, ficou muito interessante com a participação de todos, na dramatização do rei  com o filhos tivemos a participação do ancião e do diácono chefe, pois não tínhamos meninos para fazer,mas não poderíamos deixar de fazer essa encenação para o encerramento, não fizemos caracterização, optamos por deixar com roupas do dia a dia, uma família bem descolada, como é a maioria dos filhos agora.No final da encenação o Rei e os filhos distribuiram a lembrança sugerida no programa para os membros.
Na hora da 1º música especial foram cantadas por algumas crianças 2 músicas junto com vídeo: O Boneco Adão, A primeira Criança, ambas da Alessandra Samadelho, com o objetivo de falar de como foi formada a 1ª família na Terra, foi um dos momentos mais emocionantes. Encerramos a escola sabatina com todas as crianças do MCA cantando.Na hora do informativo duas crianças participaram uma caracterizado com roupa típica da rússia e outra segurava uma cesta com licões de cada classe do MCA pois nossas ofertas vão ajudar a comprar materiais infantis inclusive lição,
A casinha ficou linda, tinha até jardim e cachorro,rssss.
Enfim a mensagem foi passada. No final do culto uma irmã disse o seguinte:"O programa ficou muito lindo, assim como eu tenho um sermão que marcou a minha vida, esse programa de hoje ficará para sempre em minha memória".
Honras e glória ao nosso Deus por colocar pessoa como vc  Maristela em nosso caminho. Toda equipe do MCA da IASD de Santo Antônio de Pádua manda um abração para você e o nosso MUITO OBRIGADO. E já estamos pensando no próximo programa, dia dos pais, 13º sábado, com a sua ajuda é claro,rrsss.Já acostumamos,hehe
Estou enviando alguma fotos. Depois vou postar mais fotos no blog  da igreja.


Zeni Soares -Dir. MCA da IASD de Santo Antônio de Pádua

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Vejam as fotos:







----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Parabéns a toda equipe do MCA da IASD de Santo Antonio de Pádua. Que Deus cada vez mais ilumine e guie os passos de cada professor.

E você gostou do que viu? Que tal deixar seu comentário!



sábado, 25 de junho de 2011

13º Sábado - Família, Elo que nos une a Deus! (fotos)

Gentem!!!! Vocês não imaginam minha alegria quando vejo que meu blog está auxiliando muitos professores pelo Brasil afora.
Posto agora as fotos do programa realizado pela equipe do MCA da IASD de Eunápolis sob a direção da Lu Tavares minha seguidora aqui do blog.
Parabéns a ela e sua equipe pela dedicação com os cordeirinhos do Senhor.







Gostaram? Que tal deixar um comentário ou recadinho?

domingo, 19 de junho de 2011

3ª TRIMESTRAL 2011 - JUVENIS & ADOLESCENTES

Como organizar sua classe

Ideias para que você possa usar em sua classe neste novo trimestre.

Missões

Neste trimestre as ofertas têm como destinos a Divisão da África Centro Ocidental. E os países que serão mais beneficiados serão: CAMARÕES e GANA. O projeto para este trimestre é mobilizar os Juvenis e adolescentes a conseguirem o maior número de Kits Escolares e Folhetos para convidar outras crianças a visitarem as igrejas.Aproveite o momento para conversar com os alunos sobre os planos futuros da cada um, já que as ofertas irão beneficiar uma universidade, pergunte a seus alunos se eles pretendem estudar em uma instituição adventista. Juvenis e Adolescentes estão numa idade em que já podem fazer escolhas sobre o seu futuro e esta conversa pode auxilia-los em suas escolhas.

  1. No cantinho missionário pode-se colocar o mapa da região para onde estão indo a oferta. Monte um painel sobre a África onde a cada sábado podem ser anexadas fotos e curiosidades sobre a região.
  2.  Como um dos projetos é a aquisição de material escolar como kits de material para alunos e a aquisição de material para laboratório você pode preparar uma estante onde a cada sábado em que a oferta é alcançada seja colocado um objeto escolar ou de laboratório que podem ser feitos de E.V.A ou outro material.Caso opte pelos kits escolares pode-se colocar em uma sacola objetos escolares e depois no final do trimestre enviar para uma das uniões beneficiadas através dos Correios ou mesmo entregar a alguma instituição ou escola carente. Incentive seus alunos a recolherem com amigos e familiares materiais escolares sem uso e determine um dia onde juntos poderão enfeitar e organizar os kits para serem doados.
  3. Utilize a história missionária para mostrar a necessidade do povo africano e também a sua alegria em adorar a Deus, mesmo sem ter as condições como as nossas.
  4. Para recolher a oferta pode ser usado algum objeto típico da região, como artesanato ou mesmo um capelo de formatura.Determine um alvo de oferta alcançável e incentive os alunos a economizarem para doarem aos africanos.
Painel sobre a África para sala com pouco espaço


Incentivo de Assistência ou Presença 

Juvenis e Adolescentes estão numa fase em que a valorização é muito importante, por isso procure sempre valorizar e premiar aqueles que sempre chegam no horário e que cumpre com seus compromissos. Sempre tenha uma caneta, uma borracha, um bóton ou outra coisa qualquer (tipo lembrancinhas de R$ 1,00) para dar. Seja firme com a entrega desde o primeiro sábado, deixe bem claro as regras para ganhar os prêmios e mantenha este objetivo, para que aquele que cumpre não desanime e quem não cumpre mude sua atitude.

Aniversários

  1. Procure continuar com o mesmo incentivo do inicio do ano para que todas as crianças possam ter a oportunidade de participar.
  2. Utilize os cartazes preparados no inicio do ano, colocando mê a mês o nome e a foto da criança aniversariante (para isso, é muito importante ter todos os dados sobre o aluno)
  3. Durante a semana, procure ligar e parabenizar a criança, assim ela se sentirá muito importante.
  4. Nunca deixe de festejar os aniversários mesmo que a criança não venha no dia, comemore no primeiro sábado que vier, assim ela saberá que seus professores se importam e lembram dela.
  5. Entregue uma lembrancinha a cada aniversariante (não precisa ser nada muito dispendioso)
  6. Não esqueça de orar e pedir as bençãos sobre o aniversariante e o incentive a devolver uma oferta de gratidão (No inicio do mês entregue um envelope para os pais com um bilhetinho explicando o objetivo da oferta.
Painel de Aniversariante

Visitas
    1. Procure incentivar suas crianças a convidarem seus amiguinhos para assistirem a Escola Sabatina.
    2. Tenha sempre uma lembrancinha para dar àqueles que visitam sua classe.
    Oração
    Que coisas levamos a Deus? Procure incentivar as crianças desde cedo a orarem em público, Nesta fase, Juvenis e Adolescentes já começam a sentir vergonha, nunca force ninguém a nada, mas sempre convide, um dia eles podem aceitar o convite e orar.
    Proponha ao grupo ideias onde cada um possa desenvolver o hábito da oração. Um sugestão é confeccionar junto com a classe o diário de oração para que eles possam estar sempre levando seus pedidos e agradecimentos a todo lugar. Esta atividade pode ser feita no primeiro sábado (é necessário que todo material esteja separado e recortado para que não ultrapasse o tempo).
    Se for interessante monte um painel de oração, assim o Juvenil e/ou Adolescente pode se preparar durante a semana.
    Material Necessário:
    Cartolinas ou Papel Colorset colorido
    Papel ofício branco
    Grampeador
    Cola Branca
    Cola Colorida Tridimensional ou Cola Glitter
    Tesoura
    Adesivos diversos
    Montagem do diário:
    Corte um retângulo de cartolina ou colorset e corte as folhas brancas 1 cm menores que o retângulo.da cartolina, dobre-as pela metade e grampei tudo junto.
    Montagem do Envelope:
    Com o restante da cartolina corte um retângulo e dobre formando um envelope, cole as beiradas e enfeite com o restante do material. Depois guarde os livrinhos dentro do envelope. está pronto o diário. A cada sábado os alunos poderão ter a oportunidade de relatar seus pedidos e seus agradecimentos antes de orarem.
    Ao orar incentive seus alunos a :
    1. Manterem uma atitude reverente, humilde e de adoração.
    2. Ajoelhar-se sempre que for possível, explique que assim mostramos a nossa dependência de Deus.
    3. Orar com sinceridade e fé.
    4. Orar em nome de Jesus..
    5. Incorporar os princípios da oração que Jesus ensinou a seus discípulos.
    6. Confessar nossos pecados pedindo a Deus perdão pelos mérito de Jesus Cristo.
    Painéis de Oração



    Lição

    As lições dos Juvenis deste trimestre irão tratar de COMUNIDADE, SERVIÇO, ADORAÇÃO e GRAÇA.
    As lições de cada sábado são:
    1. Uma família especia
    2. Separação pacífica
    3. À espera de um milagre
    4. Briga entre irmãos
    5. Obediência a toda prova
    6. O escravo fugitivo
    7. Os talentos: usados ou perdidos?
    8. O desafio da pregação
    9. Como beber e ter saúde
    10. Enfrentando o fogo
    11. A conversão de um rei
    12. Dormindo com leões
    13. Um encontro com Daniel
    As lições dos Adolescentes continuam a tratar sobre a saga do povo pelo deserto e a conquista de Canaã.
    As lições de cada sábado são:
    1. O teste e confiança
    2. Ganância: o buraco sem fundo
    3. Entradas da alma
    4. A lei e o amor recapitulados
    5. O último olhar saudoso
    6. Promessa é dívida
    7. Por trás dos muros
    8. Prioridades
    9. Que mancada!
    10. Tomando posse
    11. Hora de escolher
    12. Fome e festas
    13. Conhecendo a vontade de Deus
    Estudo da Lição

    O momento do estudo da lição é a parte mais importante da Escola Sabatina. É um momento para tirar as dúvidas e apresentar a mensagem que deve ficar gravada na mente dos alunos.

    É importante lembra que na classe dos Juvenis a lição é apresentada aos alunos durante a Escola Sabatina e durante a semana em casa eles recordarão a lição através das atividades da lição. è importante que no próximo sábado o professor tome tempo para verificar se o aluno estudou a lição e decorou o verso-áureo da semana.

    Já na classe dos Adolescentes, o momento da lição é recapitulação como na lição dos adultos. Neste momento o professor retira as dúvidas que foram surgidas ao longo da semana e reforça os objetivos através de comentários que se encontra no manual do professor. É importante também que o professor tome tempo para verificar se os alunos estão estudando em casa e cobrar que eles decorem os versos áureos.

    Chegará um tempo (e eu creio que ele está mais perto do que nunca) em que nossos alunos, deverão testemunhar para os outros e não teremos Bíblia e serão os versos áureos decorados que os ajudarão a permanecer fiéis à vontade de Deus.

    Ao finalizar os estudo da lição, seja nos Juvenis ou nos Adolescentes, é muito importante que o professor pergunte aos alunos que identifique a palavra ou a frase que marcou o estudo. Em seguida peça aos alunos que reflitam sobre a palavra ou frase e depois peça que eles desenhem e escrevam a palavra ou a frase e coloquem os desenhos em um painel que permanecer na sala ao longo do trimestre compondo a decoração da sala. Esta atividade ajudará os alunos centrar nas mensagens que queremos que eles aprendam e recordem.

    Ao final do trimestre, pode-se fazer uma apresentação em PowerPoint e apresentar à igreja o que cada classe estudou durante a Escola Sabatina. 

    Encerramento

    Encerre a classe enfatizando a mensagem do dia e com uma oração cantada. Despeça as crianças com um beijo e um abraço, assim elas terão prazer em voltar.

    Espero ter ajudado.

    Que tal agora deixar seu recadinho ou comentário?



    sábado, 18 de junho de 2011

    3ª TRIMESTRAL 2011 - PRIMÁRIOS

    Como organizar sua classe

    Ideias para que você possa usar em sua classe neste novo trimestre.

    Missões

    Neste trimestre as ofertas têm como destinos a Divisão da África Centro Ocidental. E os países que serão mais beneficiados serão: CAMARÕES e GANA. O projeto para este trimestre é mobilizar as crianças dos Primários a conseguirem o maior número de Kits Escolares e Folhetos para convidar outras crianças a visitarem as igrejas.

    1. No cantinho missionário pode-se colocar o mapa da região para onde estão indo a oferta.
    2.  Como um dos projetos é a aquisição de material escolar como kits de material para alunos e a aquisição de material para laboratório você pode preparar uma estante onde a cada sábado em que a oferta é alcançada seja colocado um objeto escolar ou de laboratório que podem ser feitos de E.V.A ou outro material.Caso opte pelos kits escolares pode-se colocar em uma sacola objetos escolares e depois no final do trimestre enviar para uma das uniões beneficiadas através dos Correios.
    3. Utilize a história missionária para mostrar a necessidade do povo africano e também a sua alegria em adorar a Deus, mesmo sem ter as condições como as nossas.
    4. Para recolher a oferta monte uma maquete simples de uma choça da savana, já que muitas tribos nestes países morem nelas. Monte a choça com uma lata de leite e revista com papelão ou papel de embalagem, faça o teto com um cone de cartolina coberto de varetas, coloque uma porta com papel preto e no momento de recolher a oferta retire o telhado para que cada criança deposite ali a sua .Coloque animais como leão, elefante, zebra, e outros animais da áfrica (pode ser de pelúcia ou mesmo de papel colado em cartolina e palito. Coloque na frente da cabana um cartaz com os dizeres: Escola Adventista com a logomarca da igreja.
    Maquete da África

    Painel sobre a África para sala com pouco espaço

    Sacolas para os Kits Escolares




    Aniversários

    1. Procure continuar com o mesmo incentivo do inicio do ano para que todas as crianças possam ter a oportunidade de participar.
    2. Utilize os cartazes preparados no inicio do ano, colocando mê a mês o nome e a foto da criança aniversariante (para isso, é muito importante ter todos os dados sobre o aluno)
    3. Durante a semana, procure ligar e parabenizar a criança, assim ela se sentirá muito importante.
    4. Nunca deixe de festejar os aniversários mesmo que a criança não venha no dia, comemore no primeiro sábado que vier, assim ela saberá que seus professores se importam e lembram dela.
    5. Entregue uma lembrancinha a cada aniversariante (não precisa ser nada muito dispendioso)
    6. Não esqueça de orar e pedir as bençãos sobre o aniversariante e o incentive a devolver uma oferta de gratidão (No inicio do mês entregue um envelope para os pais com um bilhetinho explicando o objetivo da oferta.
    Painel de Aniversariante

    Visitas
      1. Procure incentivar suas crianças a convidarem seus amiguinhos para assistirem a Escola Sabatina.
      2. Tenha sempre uma lembrancinha para dar àqueles que visitam sua classe.
      Oração
      Que coisas levamos a Deus? Procure incentivar as crianças desde cedo a orarem em público, Nesta fase elas já começam a sentir vergonha, nunca force a criança, mas sempre a convide, um dia ela pode aceitar o convite e orar. 
      Ao incentivar as crianças a orarem lembre-se:
      1. Enfatize o conceito de Jesus como um bom amigo.
      2. Desafie-os a um estilo de oração mais avançado.
      3. Estabeleçam projetos criativos de oração.
      4. Explique a forma como Deus responde.
      5. Fortaleça a fé das crianças assegurando que Jesus sempre responde as orações.
      6. Ensine a diferença entre uma oração em particular e uma oração pública.
      7. Tenha um quadro de oração onde colocar os pedidos e agradecimentos da classe.
      Painéis de Oração



      Lição

      As lições dos Primários este trimestre irão tratar de COMUNIDADE, SERVIÇO e ADORAÇÃO.
      As lições deste trimestre para os primários são:
      1. Cânticos junto ao mar (travessia do mar vermelho).
      2. Josias faz o que é correto.
      3. Tesouro escondido.
      4. Celebrando juntos.
      5. Concurso de beleza (Ester).
      6. Escolhas desafiadoras.
      7. O banquete de Ester
      8. Salvos.
      9. Não, não e não.
      10. Tempo para orar.
      11. Ultima carta a um amigo.
      12. Serviços de cânticos a meia noite.
      13. Investigadores da Bíblia.
      Ambientação das salas

      As sugestões que darei para ambientação da sala para o momento da lição depende muito do espaço disponível de cada igreja, mas nada impede que os professores tornem a sala "alfabetizadora" para dar um clima interessante na hora da história.

      Para a lição do primeiro sábado, pode-se criar um cenário de mar com TNT e usar os alunos como o povo que atravessa o mar e depois cantam e dançam liderados por Miriam (para esta parte pode ser utilizados instrumentos musicais de bandinha ritmicas que podem ser confeccionados pelos alunos nas atividades preparatórias).

      Para as lições do 2º sábado até o 8º sábado a sugestão é fazer em uma parede um trono com cortinas, colunas e cadeira, cetro e coroa e cada sábado que a história for contada uma criança sente ao trono.

      Para a lição 9 faça um cenário de deserto com TNT marrom, pedras, e algumas árvores.

      Para a lição 10 pode-se criar um cenário de uma cidade bíblica e peça as crianças que dramatizem a história.

      Para as lições 11 a 12 você pode fazer um grande envelope e colocar parte da história escrita numa folha e coloque o nome de Timóteo como remetente. Monte os grilhões com papel cinza e mostre aos alunos o quanto Paulo sofreu por ter escolhido servir a Jesus. 

      Encerramento

      Encerre a classe enfatizando a mensagem do dia e com uma oração cantada. Despeça as crianças com um beijo e um abraço, assim elas terão prazer em voltar.

      Espero ter ajudado.

      Que tal agora deixar seu recadinho ou comentário?

      sexta-feira, 17 de junho de 2011

      3ª TRIMESTRAL 2011 - ROL DO BERÇO & JARDIM DE INFÂNCIA

      Como organizar sua classe

      Ideias para que você possa usar em sua classe neste novo trimestre.

      Missões

      Neste trimestre as ofertas têm como destinos a Divisão da África Centro Ocidental. E os países que serão mais beneficiados serão: CAMARÕES e GANA. O projeto para este trimestre é mobilizar as crianças do Rol e Jardim a conseguir o maior número de Kits Escolares e Folhetos para convidar outras crianças a visitarem as igrejas.

      1. No cantinho missionário pode-se colocar um varal onde poderão pendurar roupas ou sacolas onde serão colocados os materiais que irão compor os kits escolares a cada sábado. (incentivar as crianças a trazerem materiais usados que não usam mais, como lápis, borracha, giz de cera, lápis de cor, cola, papel colorido, caderno, etc).
      2. Utilize a história missionária para mostrar a necessidade do povo africano e também a sua alegria em adorar a Deus, mesmo sem ter as condições como as nossas.
      3. Para recolher a oferta monte uma maquete simples de uma choça da savana, já que muitas tribos nestes países morem nelas. Monte a choça com uma lata de leite e revista com papelão ou papel de embalagem, faça o teto com um cone de cartolina coberto de varetas, coloque uma porta com papel preto e no momento de recolher a oferta retire o telhado para que cada criança deposite ali a sua .Coloque animais como leão, elefante, zebra, e outros animais da áfrica (pode ser de pelúcia ou mesmo de papel colado em cartolina e palito. Coloque na frente da cabana um cartaz com os dizeres: Escola Adventista com a logomarca da igreja.
      Sacolas para os Kit Escolares



      Cantinho das Missões



      Aniversários

      1. Procure continuar com o mesmo incentivo do inicio do ano para que todas as crianças possam ter a oportunidade de participar.
      2. A fim de que o aniversariante se sinta feliz pode-se ter uma cadeira especial para ele sente no momento dos parabéns. Ela pode ser forrada com tecido ou com outro material que desejar.
      3. Nunca deixe de festejar os aniversários mesmo que a criança não venha no dia, comemore no primeiro sábado que vier, assim ela saberá que seus professores se importam e lembram dela.
      4. Entregue uma lembrancinha a cada aniversariante (não precisa ser nada muito dispendioso)
      5. Não esqueça de orar e pedir as bençãos sobre o aniversariante e o incentive a devolver uma oferta de gratidão (No inicio do mês entregue um envelope para os pais com um bilhetinho explicando o objetivo da oferta.
      Visitas
        1. Procure incentivar suas crianças a convidarem seus amiguinhos para assistirem a Escola Sabatina.
        2. Tenha sempre uma lembrancinha para dar àqueles que visitam sua classe.
        Oração
        Que coisas levamos a Deus? Procure incentivar as crianças desde cedo a orarem em público, aproveitem esta fase em que elas não sentem vergonha. 
        Ao incentivar as crianças a orarem lembre-se que:
        1. As orações devem ser curtas.
        2. Os agradecimentos pontuais.
        3. Os pedidos específicos.
        4. As palavras simples.
        5. O diálogo como com um amigo.
        Lição

        As lições do Rol e Jardim são as mesmas, a diferenças é que no Rol do Berço o professor resumidamente ensina a história toda, enquanto que no Jardim de Infância a cada sábado é ensinado uma parte da história.
        As lições deste trimestre para o Rol são:
        1. Joás, o rei menino. 
        2. A pequena serva.
        3. O bebê Moisés.
        As lições deste trimestre para o Jardim são:
        1. Joás, o rei menino.
        2. A reforma do Templo.
        3. A Rainha Ester.
        4. Ester salva seu povo.
        5. A menina cativa.
        6. A menina cativa serve a Deus.
        7. As manchas desaparecem.
        8. Naamã serve a Deus.
        9. O bebê Moisés.
        10. Coluna de nuvem e de fogo.
        11. Água amarga fica boa.
        12. Deus dá o maná.
        13. O segredo da felicidade.
        Ambientação das salas

        As sugestões que darei para ambientação tanto do Rol quanto do Jardim, depende do espaço disponível de cada igreja, mas nada impede que os professores tornem a sala "alfabetizadora" para dar um clima na hora da história.
        Para o primeiro mês a sugestão é fazer em uma parede um trono com cortinas, colunas e cadeira, cetro e coroa e cada sábado que a história for contada uma criança sente no trono. Este cenário serve também para o Jardim para contar a história de Ester.



        Para o segundo mês a sugestão é confeccionar uma casa de papelão como as das fotos ou então se possível uma casinha onde as crianças possam entrar com vassouras e materiais domésticos.



        Para o terceiro mês a sugestão é confeccionar um cenário em que a cada sábado possa ser acrescentado objetos de acordo com a história.
        Sugestão para o Jardim: Como a última lição será sobre os 10 mandamentos, que tal ensinar aos pequenos o segredo da real felicidade e apresentar no 13º sábado? (Depois postarei uma poesia que ensina os mandamentos e que poderá ser usada no 13º sábado ou mesmo nos momentos de adoração infantil).



        Encerramento

        Encerre a classe enfatizando a mensagem do dia e com uma oração cantada. Despeça as crianças com um beijo e um abraço, assim elas terão prazer em voltar.

        Espero ter ajudado.

        Que tal agora deixar seu recadinho ou comentário?


        3ª TRIMESTRAL 2011

        Demorou, mas aqui estou postando as sugestões para o 3º trimestre.
        Desejo que neste novo trimestre as bençãos divinas esteja com todos os professores e coordenadores.
        Começarei postando os objetivos gerais e os manuais para os professores.
        Lembre-se que mesmo que esteja desanimado, não desista porque Jesus nunca desiste de você e nem deseja que seus pequeninos se percam: Ele mesmo disse "Deixai vir a mim os pequenininos..."

        Este ano a ênfase do MCA é levar as crianças e adolescentes a serem :


        "+ amigos de Jesus e do próximo"


        Os objetivos para o 3º trimestre de 2011 são:

        1. Organizar o evangelismo infantil paralelo às reuniões evangelísticas da igreja.
        2. Realizar a Voz do Menor.
        3. Realizar a Escola Cristã de Inverno.
        4. Continuar com a classe bíblica.
        5. Fortalecer os pequenos grupos dos lares.
        6. Organizar a Semana de Oração Infantil ou a Semana de Mordomia.
        7. Preparar a programação para o "Dia da Criança Adventista" em Outubro.
        8. Preparar o Batismo da Primavera.
        Para aqueles que ainda não possuem os manuais aqui estão os links para que os mesmo possam ser baixados. Vale lembrar que as apostilas do Rol, Jardim (pelo elo da graça se repetem a cada dois anos), Primários e Juvenis (pelo elo da graça se repetem a cada 4 anos). Para aqueles que possuem classe de Adolescentes em suas igrejas, aconselho a guardar as apostilas desde o início deste ano, pois as mesmas irão repetir-se  a cada 4 anos.

        Manuais 3º trimestre



        Gostou das novidades? Então deixe seu recadinho ou comentário. Vai me deixar muito feliz!

        LinkWithin

        Related Posts with Thumbnails