segunda-feira, 24 de maio de 2010

NÃO É BOM QUE O HOMEM VIVA SÓ!

Neste marcador, quero postar textos meditativos de minha autoria e também de outros autores. Espero que gostem!

E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. Genesis 2: 18

Quero analisar aqui outro aspecto deste verso que sempre é usado para falar de casamento, até concordo que a mensagem central do verso seja esta, mas gostaria de ater no contexto do verso ao comentar a palavra só (me desculpem se não tiver contexto aqui).

Muitas vezes tenho acompanhado aqui na comunidade tópicos em que os autores reclamam de solidão, de estarem sozinhos, que me fez pensar: Será que os especialistas e cientistas estão corretos em afirmar que este será o Século da Solidão? Infelizmente, tive que concordar, pois o homem moderno apesar do progresso, da globalização, o homem está se tornado um ser só em meio à multidão.

Às vezes penso que as invenções do mundo moderno muitas vezes são mal usadas fazendo com que cada vez mais a sensação de solidão aumente. Muitas vezes nos tornamos tão dependentes de um simples celular que ficamos a imaginar como seria a vida antes de sua invenção. Eu por exemplo, sou prova viva do que acabo de falar. Lembro-me de quando meu irmão chegou lá em casa com o primeiro computador no ano de 1996, como fiquei fascinada quando entrei pela primeira vez na rede mundial, devo confessar que por uns 5 anos fui uma viciada em internet, não conseguia ver minha vida sem um computador e sem acessar a rede. 

Graças a Deus hoje, já consigo usar a internet com moderação, mas foi com muita luta e oração, pois na época cheguei a me afastar de todos, amigos, família tudo para ficar conectada, muitas vezes navegando em lugares não recomendado a um cristão (e ao usar a palavra cristão, quero enfatizar o significado da palavra no grego: seguidor de Cristo).

Como já foi dito, especialistas tem anunciado que o Séc. XXI será o século da solidão e por contrapartida da Depressão. Talvez o fato do homem ter se isolado seja reflexo da violência que impera no mundo em que vivemos. Mas independente da violência ou de outra coisa, o ser humano não foi criado para ser solitário. Somos criaturas sociais, necessitamos de aconchego, carinho e sobretudo amor (seja ele erótico, fraternal ou filial). Aprendi com este verso que ao conviver com o outro eu me torno um ser melhor, e que por mais que o mundo e as modernidades queiram nos condicionar a viver solitários em meio à multidão, não era este o propósito divino ao criar o primeiro casal.

Que você possa ao terminar esta leitura perceber que por mais que você às vezes possa “amar” a solidão, você não foi criado para viver isolado, mas sim para conviver em harmonia com todos ao seu redor.
Postar um comentário

ESCOLA SABATINA 13º SÁBADO/ 2º TRIM - ANO B

PROGRAMA SUGERIDO PELA PROFESSORA JOSIANE DE ALMEIDA MACÊDO FLORÊNCIO DA ASSOCIAÇÃO MATO GROSSENSE / UCOB Objetivo: Refletirmo...

Mais Populares