sexta-feira, 16 de julho de 2010

Lição dos Primários - Agua Viva?

SERVIÇO
Jesus nos mostra como servi-Lo.

VERSO PARA DECORAR

“Quem beber da água que Eu lhe der nunca mais terá sede.” João 4:14, NVI.

REFERÊNCIAS

João 4:1-42; O Desejado de Todas as Nações, p. 183-195.


OBJETIVOS

A criança deverá:

SAB ER que Jesus deseja salvar a todos, a despeito de religião, cultura ou etnia.

SEN TIR o desejo de fazer amizade com pessoas de diferentes grupos étnicos.

RESPONDER fazendo uma nova amizade nesta semana.

MENSAGEM CENTRAL

Jesus é amigo de todos.

RESUMO DA LIÇÃO

Viajando através de Samaria com Seus discípulos, Jesus quebrou um duplo tabu e pediu água a uma mulher samaritana. Por Suas ações e pela conversação, ela fi cou convencida de que Ele era o Messias e se apressou em buscar todas as pessoas de sua cidade para se encontrarem com Ele. Como resultado de dois dias que Jesus passou com eles, muitos samaritanos creram nEle. Esta lição fala sobre serviço. Jesus nos mostrou como nos aproximarmos de outras pessoas. Como Ele, devemos desenvolver relações amistosas com todas as pessoas e respeitá-las como fi lhas de Deus ao partilharmos a mensagem da salvação com elas.

1. ATIVIDADES PREPARATÓRIAS

Você vai precisar de:
1 aparelho de CD e um CD de musica.

B. Diferenças e Semelhanças


Tocar algum instrumento ou ligar o aparelho de CD. Parar a música repentinamente e pedir que as crianças formem grupos de acordo com: cor do cabelo, cor dos olhos, cor da roupa que estão vestindo, etc. Repetir a atividade usando as várias características.

Analisando

Mesmo em nosso pequeno grupo somos diferentes uns dos outros. Em que somos diferentes? (Cor de cabelo, dos olhos, da roupa, etc.) Em que somos iguais? (Falamos o mesmo idioma, vamos à mesma igreja, etc.) Jesus nos fez todos diferentes, mas igualmente especiais para Ele. Vamos dizer juntos:

JESUS É AMIGO DE TODOS.


LIÇÃO BIBLICA
Vivenciando a Lição

Usar o mesmo poço preparado para as Boas-vindas. Pedir para as crianças se sentarem em volta do poço enquanto você conta a história.

Palavras:                                                                                    Ações:

água ou beber                                                                           despejar água de uma jarra na outra

Ajudar as crianças a entender que Jesus criou e ama todas as pessoas diferentes, mas igualmente preciosas. Ele ama a todos.

Certo dia, Jesus e Seus discípulos estavam caminhando através de Samaria, um país diferente da Judeia onde Jesus nascera. Os judeus e os samaritanos não gostavam uns dos outros. Eles nunca conversavam entre si. Os samaritanos eram diferentes dos judeus. Tinham uma religião diferente, e também falavam com sotaque diferente. Você conhece alguém que fala o mesmo idioma que você, mas com sotaque diferente?
À entrada de Sicar, Jesus Se assentou junto a um poço. Ele estava cansado, com fome e com muita sede. Seus discípulos tinham ido à cidade comprar alimento. No calor do dia, todos os samaritanos permaneciam dentro de casa. Mas, enquanto Jesus estava ali, apenas uma mulher veio buscar água. [Despejar água de uma jarra na outra.]
– Você pode Me dar um pouco de água para beber? [despejar água de uma jarra na outra] – perguntou Jesus.
A mulher olhou em volta. Este judeu realmente está falando comigo?, pensou ela. Por que um judeu falaria com uma samaritana? Eles nunca falam conosco!

– Você não deve me pedir água [despejar água de uma jarra na outra] – respondeu a mulher, virando-se para voltar para a cidade.
– Se você Me pedisse água [despejar água de uma jarra na outra] – disse Jesus –, Eu não recusaria dá-la a você. Eu lhe daria água [despejar água de uma jarra na outra], e você nunca mais sentiria sede. A mulher escutou. Nunca mais teria sede? Esqueceu-se de que não devia falar com um judeu. Tudo em que podia pensar era sobre a água [despejar água de uma jarra na outra] – pura e cristalina. Ela desejava aquela água [despejar água de uma jarra na outra] especial a fim de nunca mais sentir sede.
Então, Jesus explicou. A água [despejar água de uma jarra na outra] a que Se referia era realmente a vida eterna, que recebemos quando cremos nEle e escolhemos segui-Lo. A mulher creu em Jesus. Depressa, ela retornou à cidade a fim de trazer outras pessoas para receberem também da água [despejar água de uma jarra na outra] que Jesus prometera. Jesus permaneceu em Sicar durante dois dias, dando a água [despejar água de uma jarra na outra] da vida a todas as pessoas dali. Para Jesus não importava que as pessoas fossem diferentes dEle. Não importava que tivessem uma religião diferente. Não importava que os judeus não gostassem deles. Jesus ama todas as pessoas do mundo. Todos podem ser amigos de Jesus, não importa onde vivam ou que aparência tenham. Ele deseja que façamos novos amigos para Ele, não importa quão diferentes sejamos. Agora, vamos pensar um pouco sobre uma gota de água [despejar água de uma jarra na outra]. Há algo especial nela. Se você a segurar contra a luz do sol ela não será mais transparente, mas exibirá todas as cores do arco-íris, assim como um prisma. O arco-íris é formado pela luz solar brilhando através das gotas de chuva. Quando permitirmos que a luz de Deus penetre em nossa vida, apreciaremos todas as diferentes cores das pessoas do mundo. Sua água [despejar água de uma jarra na outra] da vida é para todos nós.

Analisando

Como vocês se sentem quando estão junto de uma pessoa que tem a cor da pele diferente da sua, ou fala um idioma diferente? (Aceitar respostas.) Como Jesus gostaria que vocês agissem? (Ele quer que as amemos e as aceitemos.) Quando se encontrarem com alguém que é diferente de vocês, de que se lembrarão? Vamos responder dizendo nossa mensagem:

JESUS É AMIGO DE TODOS.
 

ESTUDO DA BIBLIA


Pedir que as crianças procurem em suas Bíblias os textos a seguir e leiam para descobrir que tipos diferentes de pessoas Jesus considerou Seus amigos:

João 4:7-10 (mulher samaritana)

Lucas 17:12 (leprosos)

Lucas 19:2-5 (Zaqueu)

Mateus 11:19 (coletor de impostos)

Lucas 8:1, 2 (Maria Madalena)

Mateus 8:28 (endemoninhados)

Mateus 10:2-4 (Judas)

Mateus 19:14 (crianças)

Analisando

Por que será que todos esses diferentes tipos de pessoas tiveram coragem de ir a Jesus? (Porque Ele fez com que se sentissem aceitas; Ele as amou, não Se importando com quem eram ou o que faziam.) Como vocês se sentem quando estão com pessoas que são diferentes de vocês? (Bem; às vezes pouco confortáveis, etc.) Qual é uma das razões por que devemos ser amigos de pessoas diferentes de nós? (Para ajudá-las a encontrarem Jesus; para animá-las.) Vamos dizer nossa mensagem para hoje novamente:

JESUS É AMIGO DE TODOS.
 
3. APLICAÇÃO DA LIÇÃO


Cego a Diferenças

Há muitos motivos para decidirmos se gostamos ou não das pessoas. Quais são algumas das coisas que olhamos ao decidir se queremos ser amigos de alguém? (roupas, cabelo, brinquedos, dinheiro, inteligência, etc.) O que aconteceria se não permitíssemos que essas coisas fizessem diferença? Nós podemos ser “cegos” a essas coisas. Deixar as crianças colocarem as vendas sobre os olhos; então separá-las de duas em duas e deixar que conversem uma com a outra (sem perguntar o nome). Pedir que adivinhem com quem estão falando.

Analisando

Como vocês se sentiram ao conversar com alguém que não podiam ver? (Bem; preferíamos ver a pessoa, etc.) O que vocês aprenderam com essa experiência? (Que o que importa é quem somos interiormente. O que vemos exteriormente não é o mais importante.) Como vocês planejam olhar para as pessoas de hoje em diante? (Quero lembrar-me de que todas as pessoas são especiais, não importa sua aparência nem de onde vieram.) Vamos repetir a mensagem de hoje:

JESUS É AMIGO DE TODOS.
 

4. PARTILHANDO A LIÇÃO
Recursos Para Partilhar Jesus

Procurar descobrir instituições como orfanatos, asilos, clínicas e outros lugares onde possa ser distribuída literatura cristã a fim de partilhar a mensagem do amor de Jesus e alegrar as pessoas. Combinar com a direção das instituições uma data para sua visita com as crianças levando literatura. Preparar um recado para enviar aos pais de cada criança conforme o modelo abaixo, adaptando-o à sua situação:

Prezados pais e mães:
Nossa classe de Escola Sabatina dos Primários está ajuntando literatura cristã como revistas, folhetos e livros para distribuir em (nome da instituição), a fim de partilhar a mensagem do amor de Jesus com outras pessoas e proporcionar-lhes alguma alegria. Por favor, colabore com nosso projeto enviando alguma literatura com seu filho no próximo sábado. Muito obrigado!
Diretoria da Escola Sabatina dos Primários

Analisando

Nós vamos distribuir a literatura que vocês trouxerem no próximo sábado em (nome da instituição). As pessoas daquele lugar são diferentes de nós? (Aceitar respostas.) Como vocês se sentem quando ajudam alguém que tem necessidades que vocês podem suprir? (Felizes por poder ajudar.) Por que estamos fazendo essa atividade? (Porque todas as pessoas devem ter a oportunidade de aprender sobre Jesus, não importa quem são ou onde vivem.) Porque (dizer juntos):

JESUS É AMIGO DE TODOS.

5. ENCERRANDO

Orar juntos pedindo a Deus que ajude cada criança a conseguir fazer um novo amigo ou amiga para Jesus nesta semana.
Postar um comentário

DIA DOS PAIS - O PAI QUE CRESCE

(Sugestão enviada por Sidnéia da Silva Gonçalves e adaptada para o Site SAF) Antes da reunião Montar três quadros de flanelógra...

Mais Populares