terça-feira, 27 de julho de 2010

Lição dos Primários - Duas vezes Abençoada!

GRAÇA

Deus faz por nós o que não somos capazes de fazer sozinhos.

VERSO PARA DECORAR

“[Ele] é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que
pedimos ou pensamos.” Efésios 3:20, NVI.

REFERÊNCIAS

2 Reis 4:8-37; 8:1-6; Profetas e Reis, p. 235-240.

OBJETIVOS

A criança deverá:

SABER que Deus gosta de abençoá-la e dar-lhe presentes.

SENTIR-SE segura de que Deus cuidará dela – mais do que pede ou imagina.

RESPONDER confi ando que Deus proverá mais do que ela imagina pedir.

MENSAGEM CENTRAL

Deus me dá mais bênçãos do que posso pedir ou imaginar.


RESUMO DA LIÇÃO


Toda vez que Eliseu passava por Suném, uma mulher rica lhe oferecia refeições. Ela e o esposo concordaram em acrescentar um cômodo na parte superior de sua casa para hospedar Eliseu. Ele fi cou agradecido e desejou fazer alguma coisa pelo casal. Sendo que o casal não tinha fi lhos, Eliseu disse à mulher que ela teria um fi lho dali a um ano. Ela teve o fi lho. Mas, um dia, o fi lho fi cou doente e morreu. A mãe foi à procura de Eliseu e o levou até sua casa. O fi lho voltou a viver.
Esta lição fala sobre graça. Embora a sunamita não tenha pedido coisa alguma (2 Reis 4:28), Deus concedeu a ela e a seu esposo um valioso presente – duas vezes. Deus nos dá bênçãos que nem sequer sabemos pedir; são Suas dádivas da graça para nós.


DECORAÇÃO DA SALA
Fazer uma borda em volta de um quadro de anúncios ou na parede e escrever dentro da borda, na parte superior: “A graça de Deus”, e na parte inferior: “a todos”. No meio do quadro, entre as frases mencionadas, colocar uma gravura grande de uma caixa de presente com um bonito laço. Escrever na caixa: “Um presente”. Fazer coraçõezinhos de diferentes cores e colar na caixa, escrevendo abaixo deles as palavras: “Mais do que pedimos ou pensamos... Efésios 3:20”. Ou colar gravuras e/ou palavras que indiquem que Deus é capaz de curar os doentes; Deus é capaz de ressuscitar os mortos; Deus é capaz de solucionar nossos problemas; Deus é capaz de suprir todas as nossas necessidades; Deus é capaz de nos proteger do perigo, etc.



1 - ATIVIDADES PREPARATÓRIAS

Escolher uma ou mais atividades que se adaptem melhor à situação da classe.

A. Surpresa!

Você Precisa

• adesivos ou pequenas lembrancinhas
• Bíblias
O(a) professor(a) (nome) tem uma surpresa para vocês. Vocês podem ir até onde ele(a) se encontra e pedir um presentinho. Pedir que o(a) professor(a) dê sempre dois adesivos ou dois presentinhos em vez de um, como foi pedido.

Analisando

Como vocês se sentiram quando receberam mais do que pediram? (Surpresos, alegres, etc.) Muitas vezes Deus nos dá mais do que pedimos. Vamos procurar na Bíblia e ler Efésios 3:20, nosso Verso Para Decorar. (Encontrar e ler juntos.) Nossa história bíblica de hoje é um exemplo dos presentes que Deus nos dá. Vamos dizer juntos a mensagem de hoje:

DEUS ME DÁ MAIS BENÇÃOS DO QUE POSSO PEDIR OU IMAGINAR.

B. Presente Para Você

Você Precisa

• dois presentinhos para cada criança embrulhados juntos em papel de presente
• Bíblias
Colocar os presentinhos embrulhados na cadeira de cada criança antes que elas cheguem. Elas devem guardar os presentinhos para serem usados mais tarde durante o programa.

Analisando

Como vocês se sentiram quando entraram e encontraram nas cadeiras esses presentes não esperados? (Surpresos, felizes, etc.) Vocês já pensaram por que receberam presentinhos? (Sim.) Quais são algumas das razões pelas quais vocês poderiam receber presentes? (A professora nos ama, etc.) Todos vocês receberam presentinhos porque são amados. Deus os ama muito e gosta de lhes dar bênçãos que vocês não esperam. Vamos procurar na Bíblia e ler Efésios 3:20, que é nosso Verso Para Decorar. (Encontrar e ler juntos.) Vamos dizer juntos a mensagem de hoje:

DEUS ME DÁ MAIS BÊNÇÃOS DO QUE POSSO PEDIR OU IMAGINAR.
 
2 - LIÇÃO BIBLICA
Vivenciando a Lição

Antes de começar, escolher crianças para desempenhar o papel dos vários personagens da história. Providenciar roupas dos tempos bíblicos para Eliseu, a mulher sunamita, o marido e o filho dela. Arrumar um canto da sala como se fosse o quarto feito para Eliseu (ver 2 Reis 4:10) com cama, mesa, cadeira e uma lâmpada. Deixar por perto ferramentas de construção como martelo e serrote.

Vocês se lembram do maná que alimentou os israelitas no deserto? Deus lhes deu esse presente quase todos os dias! Lembram-se de quando Deus deu a Ana o presente do seu filho Samuel? Mais tarde, Ele deu a ela mais três filhos e duas filhas! Deus dá, dá e dá – geralmente muito mais do que pedimos!

Havia uma mulher na cidade de Suném. (Mulher sunamita se levanta na frente da classe.) Geralmente, ela oferecia alimento para o profeta Eliseu quando ele visitava Suném. Sabendo que Eliseu frequentemente passava pela cidade (Eliseu passa pela frente da classe), ela e seu marido decidiram acrescentar um cômodo à sua casa, onde Eliseu pudesse ficar. (Mulher sunamita e seu marido fazem de conta que estão construindo com ferramentas na mão.) Eliseu ficou tão agradecido que disse à mulher que pedisse o que desejasse. (Eliseu conversa com a mulher sunamita.) Ela respondeu que não desejava nada. (A mulher sorri e acena negativamente com a cabeça.) O servo de Eliseu descobriu que a mulher não tinha filhos. Eliseu sabia que Deus gosta de dar presentes, então, quando ouviu isso, chamou a mulher. (Mulher sunamita para na porta do “quarto” de Eliseu. Ele chega perto da “porta”.)
– Daqui a um ano, Deus lhe dará um filho – Eliseu disse.
A mulher quase não podia acreditar no que Eliseu dizia. Como podia ser isso? (Mulher balança a cabeça incrédula.) Um ano depois, Eliseu retornou ao lar da mulher de Suném. Sorrindo à porta, seus amigos o convidaram para entrar. Ele sorriu feliz. A mulher segurava nos braços um bebezinho – um menino! (Mulher sunamita ao lado do marido, segura uma boneca embrulhada.) O bebê cresceu e se tornou um menino grande. Certo dia, o menino estava com o pai no campo. (Pai e filho se curvam como se estivessem colhendo alguma coisa.) De repente, a cabeça do menino começou a doer. (Menino põe a mão na cabeça e demonstra dor.) O pai dele chamou um servo para levá-lo para a mãe. Ela fez tudo o que podia, mas o menino piorava cada vez mais. Finalmente, ele parou de respirar; estava morto. (Menino “morre”.)
O presente de Deus para a mulher sunamita – o mais maravilhoso presente que ela podia imaginar – lhe fora tirado. Ela colocou o menino na cama do quarto de Eliseu. (Colocar o menino na cama.) A mulher então correu à procura de Eliseu. (Mulher apresenta rosto triste.)
– Eu nada pedi – disse ela. – Mas Deus me deu um filho. Agora meu filho está morto!
O profeta correu para a casa da sunamita. (Eliseu corre para seu “quarto”.) Depois de orar pela segunda vez, o menino espirrou. (Menino espirra sete vezes.) Espirrou sete vezes. No sétimo espirro, ele abriu os olhos, acordando; estava vivo! (Menino abre os olhos e se levanta.) Eliseu chamou a mãe do menino. (Mulher sunamita entra no “quarto” de Eliseu.) Quando ela viu seu filho, imediatamente se ajoelhou para agradecer a Deus. (Mulher sunamita abraça o menino e se ajoelha com expressão alegre no rosto.) Ela havia recebido um dos maiores presentes de Deus – duas vezes.

Analisando

Como vocês acham que a mulher sunamita e seu marido se sentiram quando o menino nasceu? (Entusiasmados; felizes; abençoados, etc.) Quando vocês chegarem em casa, perguntem a seus pais como eles se sentiram quando vocês nasceram. O que vocês aprenderam acerca de Deus nessa história? (Que Deus me ama e dá muito mais do que posso pedir ou imaginar.) Vamos dizer juntos nossa mensagem de hoje:

DEUS ME DÁ MAIS BÊNÇÃOS DO QUE POSSO PEDIR OU IMAGINAR.

Verso Para Decorar


Com antecedência, recortar 17 círculos de feltro ou papel amarelo ou dourado (para representar moedas), variando em tamanho de 5 a 10 cm de diâmetro. Escrever cada palavra (inclusive o texto) do Verso Para Decorar em um círculo ou “moeda”. No verso das “moedas” numerá-las pela ordem correta das palavras. Colocar todas as “moedas” dentro de uma caixa de presente pequena. Permitir que uma criança abra a caixa e distribua o “tesouro” aos colegas da classe. Ler em voz alta o Verso Para Decorar e então pedir que as crianças coloquem as “moedas” na ordem correta (no flanelógrafo ou mesa). Se algumas crianças ainda não souberem ler bem, permitir que coloquem na ordem numérica olhando no verso das “moedas”. Virar as “moedas” para revelar o Verso Para Decorar. Ler juntos. Depositar uma moeda por vez na caixa enquanto repetem o Verso Para Decorar.

Estudo da Bíblia

A Bíblia tem outros exemplos em que Deus concedeu presentes não esperados. Vamos recapitular alguns deles. Ajudar as crianças a encontrar e ler as seguintes passagens:

Jó 42:12 (Jó recebe de volta tudo o que tinha perdido e muito mais.)

Gênesis 2:22 (Adão recebe uma esposa.)

Atos 3:6 (Homem recebe a cura em vez de esmolas.)

Lucas 1:30 e 31 (Maria recebe o anúncio de que ela teria o Bebê Jesus.)

Analisando

Nenhum desses presentes era algo que poderia ser empacotado em uma caixa de presentes; contudo, eram presentes muito especiais de Deus, e não esperados. Por que será que Deus gosta de fazer-nos surpresas? (Ele gosta de fazer Seus filhos felizes; Ele quer que confiemos que Ele suprirá nossas necessidades, etc.) Do que vocês gostam mais: presentes surpresa ou presentes esperados? (Qualquer um; presentes surpresa.) Quando vocês estiverem desanimados e não tiverem o que precisam, de que se lembrarão? Vamos responder dizendo juntos nossa mensagem:

DEUS ME DÁ MAIS BÊNÇÃOS DO QUE POSSO PEDIR OU IMAGINAR.

3 - APLICAÇÃO DA LIÇÃO

Presentes Não Pedidos

Dar a cada criança uma folha de papel ou pedaço de massa de modelar. Pedir que desenhem ou modelem alguns presentes que Deus lhes tem dado sem que pedissem (casa, pais, amigos, habilidade de andar, falar, etc.).

Analisando

Às vezes consideramos que temos direito a alguns presentes muito importantes que Deus nos dá. Vocês têm feito isso com os presentes que desenharam (ou modelaram)? (Sim; não; às vezes.) Quando pensam nesses presentes como vocês se sentem? (Agradecidos a Deus.) Quando se esquecerem quão especiais esses presentes de Deus realmente são, o que vão fazer? (Pedir a Deus que nos ajude a ser agradecidos.) Qual é a mensagem de hoje?

DEUS ME DÁ MAIS BÊNÇÃOS DO QUE POSSO PEDIR OU IMAGINAR.

4 - PARTILHANDO A LIÇÃO

Dando Presentes

Utilizando os presentinhos duplos que receberam nas Atividades Preparatórias no início da Escola Sabatina, incentivar as crianças a dizer o nome de alguém a quem pretendem dar um de seus presentes.

Analisando

Ao chegarem hoje à Escola Sabatina, vocês receberam dois presentinhos embrulhados juntos. Vocês terão a oportunidade de dar um desses presentes a outra pessoa. O que vocês acham de partilhar com alguém um presente não esperado que receberam? (Feliz por poder partilhar; gostaria de guardar o presente para mim mesmo, etc.) O que Jesus pede que façamos? Leia em Mateus 10:8, última parte. (Pedir que uma criança leia o texto.) Por que partilho minhas bênçãos com outros? Vamos responder dizendo nossa mensagem:

DEUS ME DÁ MAIS BÊNÇÃOS DO QUE POSSO PEDIR OU IMAGINAR.

5 -  ENCERRAMENTO
Cantar um dos hinos preferidos sobre a graça de Deus. Orar agradecendo a Deus por Sua graça e pedindo a habilidade de apreciar melhor os presentes de Deus.

6 - ANEXOS
Outras sugestões para serem usadas durante este mês cujo a mensagem é GRAÇA.
1. A cada sábado nos minutos previos, confeccionar pequenas lembrancinhas em forma de coração que serão oferecidas pelas crianças a outras pessoas (visitantes da igreja no dia) no momento de partilhar a lição:
A) Coração de origami 
B) Coração Trançado (pode-se usar o mesmo modelo da lição passada)
C) Coração de E.V.A para colocar em lápis (modelo em anexo)
D) Biscoitos em forma de coração em saquinhos surpresas.
Todas estas lembrancinhas deverão ser dadas para outras pessoas pelas crianças com objetivo de enfatizar o tema GRAÇA que deverá ser escrito em pequenos cartõezinhos: DEUS ME AMA

2. A cada sábado no momento das atividades preparatórias leve algo da natureza para falar da GRAÇA de Deus em nos dar muitos presentes, tais como: Cachorrinho, gatinho, passarinhos, frutas, alimentos, etc. Coloque tudo dentro de uma caixa grande de presente e permita que as crianças tentem advinhar o que há dentro dela.


Postar um comentário

DIA DOS PAIS - O PAI QUE CRESCE

(Sugestão enviada por Sidnéia da Silva Gonçalves e adaptada para o Site SAF) Antes da reunião Montar três quadros de flanelógra...

Mais Populares