terça-feira, 20 de julho de 2010

Lição dos Primários - Ajudando os que estavam com fome

SERVIÇO
Jesus nos mostra como servi-Lo.

VERSO PARA DECORAR
“Deem-lhes vocês algo para comer.” Mateus 14:16, NVI.

REFERÊNCIAS
Mateus 14:13-21; Marcos 6:30-44; João 6:1-13; O Desejado de Todas as Nações, p. 364-371.

OBJETIVOS
A criança deverá:

SABER que servir envolve suprir as necessidades das pessoas.

SENTIR desejo de servir a outros física e espiritualmente.

RESPONDER ajudando alguém de modo específi co nesta semana.

MENSAGEM CENTRAL

Sirvo a Jesus quando ajudo a satisfazer as necessidades de outros.

RESUMO DA LIÇÃO

Jesus foi a um lugar deserto para fi car a sós com Seus discípulos. Mas cinco mil homens, além de mulheres e crianças, foram ao Seu encontro. Jesus Se compadeceu deles, curou os doentes e pregou sobre o reino de Deus. Aproximou-se o entardecer e Jesus pediu que os discípulos providenciassem algo para aquelas pessoas comerem, pois deviam estar com fome.
André trouxe a Jesus o lanche de um menino, que consistia de cinco pãezinhos e dois peixes. Jesus abençoou os pães e peixes. Seus discípulos os distribuíram às pessoas e todas elas comeram até fi carem satisfeitas. Depois, ainda foram recolhidos 12 cestos cheios de sobra de alimento. Esta lição fala sobre serviço. Jesus pede que mostremos o mesmo interesse que Ele demonstrou pelas necessidades físicas e espirituais das pessoas. Quando suprimos as necessidades de outras pessoas, estamos servindo a Ele.

1 - ATIVIDADES PREPARATÓRIAS


Escolher uma ou mais atividades que se adaptem melhor à situação da classe.

A. Peixes em Abundância

Você Precisará de:


- cópias da corrente de peixes (VER ANEXO)
- tesouras
- Material para enfeitar

Com antecedência, fazer cópias da corrente de peixes para cada criança. Distribuir as cópias e pedir que recortem com cuidado, deixando sem recortar as barbatanas nas dobras. Abrir para ver uma abundância de peixes ligados um ao outro pelas barbatanas.

Analisando

Vocês gostaram de fazer os peixes? (Sim.) Podem lembrar-se de alguma história bíblica que menciona peixes? (Aceitar respostas.) Na história bíblica de hoje, dois peixinhos se tornaram muito importantes. Essa história de peixes nos mostra que (dizer juntos a mensagem):

SIRVO A JESUS QUANDO AJUDO A SATISFAZER AS NECESSIDADES DE OUTROS.

2 - LIÇÃO BIBLICA
Vivenciando a Lição

Montagem do cenário: Preparar com antecedência, uma cesta pequena com cinco pães e dois peixes, e uma cesta maior cheia de pães e peixes [se quiser pode fazer os pães e os peixes com massa de biscuit (ver receita abaixo)]. Esconder as duas cestas por perto até o momento de usá-las.

Massa de Biscuit

2 xícaras (chá) de amido de milho
2 xícaras (chá) de cola branca Cascorez rótulo azul
2 colheres (sopa) de vaselina líquida
1 colher (sopa) de limão
1 colher (sopa) de creme para mãos, não gorduroso, para sovar a massa

Misturar todos os ingredientes. Levar ao micro-ondas por 1 minuto, tirar, mexer e levar novamente por mais 1 minuto, aproximadamente. Mexer novamente e, se ao mexer a massa, a mesma vier na colher, mas embaixo ainda estiver mole, este é o ponto ideal. Retirar do forno e colocar sobre um mármore untado com o creme. Sovar como se fosse uma massa para pão. Mesmo que a massa ainda grude nas mãos, continuar sovando até que ela fique firme e com a tonalidade mais branca. Depois que a massa estiver pronta, separar as porções e tinjir com tinta de tecido na cor desejada. Sovar a massa até que a tinta fique bem uniforme. Colocar em sacos plásticos, retirar todo o ar e guardar em recipiente bem fechado.

Por favor, sentem-se aqui neste tapete (ou coberta). Hoje nós temos um convidado especial em nossa classe de Escola Sabatina. Vamos imaginar que ele se chama André e que era um dos discípulos de Jesus.

André: É um prazer estar aqui com vocês, meninos e meninas. Quero contar a vocês a respeito de um dia muito feliz em minha vida quando trabalhei com Jesus – o dia em que Jesus alimentou 5.000 homens, além de mulheres e crianças. Uma grande multidão se reuniu para ouvir Jesus e vê-Lo curar os doentes. Jesus pregou durante muitas horas, partilhando o amor de Deus com as pessoas. A manhã passou depressa, chegou o meio-dia e não demoraria para o dia terminar. Jesus continuava falando. O estômago de muita gente já estava roncando de fome. Nós, discípulos, ficamos preocupados. Sabíamos que quando as pessoas estão com fome podem também ficar muito mal-humoradas e, além disso, nós estávamos cansados e com fome também.
– Jesus – dissemos –, mande as pessoas para casa. Não há comida aqui. Elas podem voltar amanhã.
Jesus também estava cansado e com fome. Mas Ele tinha muita coisa para falar ao povo. Havia ainda pessoas doentes que precisavam ser curadas. Ele simplesmente nos disse:
– Deem-lhes vocês algo para comer.
Nós olhamos para a grande multidão – havia mais pessoas do que podíamos contar.
– É necessário o salário de oito meses de trabalho para comprar alimento suficiente para todos!
–respondemos. Mas comprar alimento não era o que Jesus tinha em mente. Não precisamos de muito dinheiro para servir a Deus. Jesus provou isso através do que fez em seguida. Eu encontrei um menino que desejava partilhar seu lanche, que consistia de dois peixinhos e cinco pãezinhos. (André levanta a cesta pequena contendo dois pães e cinco peixes; a cesta grande ainda fica escondida.)
Aquilo era justamente o que Jesus precisava. Todos se assentaram. E Jesus abençoou o lanche do menino, dizendo (pedir que as crianças fechem os olhos para a oração):
– Muito obrigado, Meu Pai, por este alimento.
(Durante a oração, trocar as cestas, pegando a cesta maior cheia. Quando as crianças perceberem a diferença, peça que imaginem a reação da multidão à volta de Jesus ao verem o que acontecera em seguida.)
Jesus então deu a cesta a nós, discípulos, e começamos a repartir o alimento – primeiro com o menino depois com cada pessoa que se encontrava ali. Havia muito alimento, suficiente para todos.
– Aqui está um pedaço para você... e para você... e para você – dizíamos nós. O menino que partilhara seu lanche com Jesus ficou espantado e feliz por poder dividir seu lanche com tanta gente. E vocês sabem quantos cestos de alimento sobraram? (Contar até doze junto com as crianças.) Doze cestos de sobra de alimento é muita coisa! Se o lanche de um menino pôde alimentar mais de cinco mil pessoas, o que Jesus pode fazer com alguma coisa sua? Quando vocês partilham seu alimento, roupas, brinquedos ou dinheiro com os necessitados, é como se os partilhassem com Jesus.

Analisando

De que parte da história de André vocês mais gostaram? (Aceitar respostas.) Se vocês fossem o menino que partilhou seu lanche, como se sentiriam? (Surpresos, felizes, contentes por haver partilhado com Jesus, etc.) Que tipo de fome as pessoas podem sentir? (Fome de alimento; fome de amizade; fome da Palavra de Deus, etc.) Você conhece alguém que tem algum desses tipos de fome? (Aceitar respostas.) Há alguma coisa que vocês podem fazer para satisfazer a necessidade dessa pessoa? (Aceitar respostas.) Vamos dizer juntos a nossa mensagem:

SIRVO A JESUS QUANDO AJUDO A SATISFAZER AS NECESSIDADES DE OUTROS.

Verso Para Decorar

Com antecedência, escrever o Verso Para Decorar (“Deem-lhes vocês algo para comer.” Mateus 14:16) em um pedaço de papel, envolvê-lo em papel-manteiga. Então, fazer um corte na parte inferior de um pão caseiro e colocar o rolinho de papel dentro do pão. Com as crianças à sua volta, partir o pão ao meio com a mão e tirar de dentro dele o rolinho de papel com o Verso Para Decorar. Repetir o verso com as crianças várias vezes. (Se achar conveniente, dar um pedacinho do pão para cada criança.)

Estudo da Bíblia

Escrever os seguintes textos nos recortes de peixes ou de pães e colocá-los em uma cesta. Deixar que, uma de cada vez, as crianças peguem um recorte da cesta e achem o texto em sua Bíblia para descobrir exemplos/histórias de Deus provendo alimento para as pessoas.

Marcos 8:6-10 (alimentando mais de 4.000)

1 Reis 17:2-6 (Elias)

2 Reis 4:1-7 (Eliseu)

Deuteronômio 8:16 (maná)

Analisando

O que todas essas pessoas tinham em comum? (Todas necessitavam de alimento e Deus o proveu de maneira maravilhosa.) Como Deus pode usar você para prover alimento para uma pessoa ou família em necessidade? (Os pais e você podem comprar ou cultivar alguma coisa e dar a essa pessoa.) Vocês já receberam alimento de alguém quando necessitavam? (Sim; não.) Como se sentiram quando o receberam? (Agradecidos.) Quando vocês ajudam aos necessitados, a quem estão também ajudando? Vamos ler Mateus 25:40. (Ajudar as crianças a encontrar o texto e o lerem na própria Bíblia. Elas estarão ajudando a Jesus.) Vamos dizer nossa mensagem para hoje novamente:

SIRVO A JESUS QUANDO AJUDO A SATISFAZER AS NECESSIDADES DE OUTROS.
 
3 - APLICAÇÃO DA LIÇÃO

O Que Possuo?

Dar a cada criança uma folha de papel. Para ajudar os necessitados, o que vocês possuem que gostariam que Jesus multiplicasse? Orientar as crianças a fazer desenhos para responder à pergunta. Alguns exemplos: roupa, alimento, dinheiro, brinquedos, talentos musicais, habilidade artística, sorriso, disposição alegre, etc.

Analisando

Como podemos dar essas coisas a Jesus para que Ele as multiplique usando-as para satisfazer a necessidades de outros?

Dinheiro > dando ofertas

roupas/alimentos/brinquedos > dando diretamente a pessoas necessitadas dando para a Assistência Social/Dorcas, dando para a ADRA

talentos musicais > cantando para louvar a Deus nos programas da igreja, em lugares públicos, nos lares, etc.

habilidade artística > enfeitando a classe da Escola Sabatina, preparando cartazes para reuniões, cartões para diferentes ocasiões e presentes ou prêmios feitos à mão

Que tal pedir todos os dias a Jesus que ajude vocês a terem disposição alegre para que possam representar bem a Jesus e fazer as pessoas felizes? Notem que quando dão algo para Jesus, não estão perdendo. Ele transformará a sua dádiva em muito mais, de modo que vocês sempre tenham para dar. Quantos de vocês querem servir a Jesus com o que Ele lhes deu para partilhar com outros? Vamos dizer juntos a mensagem de hoje:

SIRVO A JESUS QUANDO AJUDO A SATISFAZER AS NECESSIDADE DE OUTROS.

4 - PARTILHANDO A LIÇÃO
Cestinha do Amor

Com antecedência, fazer para cada criança duas partes da Cestinha do Amor, se possível em papel colorido. Fazer também para cada criança uma tira de papel colorido medindo 1 cm x 23 cm. Seguindo as instruções, montar uma cestinha com antecedência, para treinar.
Distribuir o material e ajudar as crianças a montarem. Pedir que as crianças dobrem cada parte nas linhas pontilhadas e depois façam cortes nas duas linhas contínuas de cada uma com o papel dobrado, formando assim três tiras dobradas, ou laçadas, em cada uma das peças.Pegar pelas extremidades (parte arredondada) uma peça dobrada em cada uma das mãos.

Começar a entrelaçar a partir da primeira laçada, que está mais perto de você, da mão direita (ver ilustração em anexo), passando esta laçada fechada por dentro da primeira laçada da mão esquerda, depois aberta por fora da segunda laçada e finalmente fechada por dentro da terceira laçada da mão esquerda. Com a segunda laçada da mão direita fazer o oposto do que foi feito com a primeira, passando essa laçada primeiramente aberta por fora da primeira laçada da mão esquerda, depois fechada por dentro da segunda e finalmente aberta por fora da terceira laçada da mão esquerda. Passar a terceira laçada da mão direita, que está mais longe de você, como fez com a primeira laçada no segundo passo. Então, puxar levemente as extremidades arredondadas para acertar os lados e o fundo da cesta. Abrir a cesta e colar a tira de papel colorido por dentro da parte central, junto ao encontro das duas peças, fazendo assim uma alça na cestinha. Colar também a união das duas peças onde vai a alça e um dos lados da cestinha que ficou aberto por fora porque a primeira laçada terminou por dentro.
Dar a cada criança um recorte de peixe. Pedir que escrevam nele o nome de algo que gostariam de partilhar com outros. Depois, dar a cada uma um recorte de pão e pedir que escrevam nele o nome de alguém com quem gostariam de partilhar. As crianças podem decidir preencher mais de um recorte de pão e peixe e ajudar a mais de uma pessoa. Coisas que elas podem partilhar incluem: brinquedos com amigos; pertences pessoais com irmãos e irmãs; tempo para fazer algo para o papai ou a mamãe; tempo para alimentar pessoas desabrigadas junto com um grupo da igreja, etc. Durante a semana elas podem encher a Cestinha do Amor com algum alimento como passas e castanhas e dar a uma das pessoas a quem desejam ajudar.

Analisando

Como vocês executarão seu plano de partilhar? (Permitir que cada criança comente seu plano de partilhar para a nova semana.) A cestinha tem o formato de coração. O que isso nos faz lembrar? (Que devemos servir aos outros com amor.) De que se lembrarão durante a semana? Dizer juntos a mensagem:

SIRVO A JESUS QUANDO AJUDO A SATISFAZER AS NECESSIDADES DE OUTROS.

5 - ENCERRAMENTO
Cantar juntos “A Multiplicação dos Pães” (ver p. 107, CD faixa 20). Convidar uma das crianças para orar pedindo que Deus ajude todas as crianças a servirem a Jesus, procurando satisfazer as necessidades de outros durante a nova semana.

6 - ANEXOS



Modelo da cestinha pronta

Clique na foto para ampliá-la e salve em seu computador para imprimir.

Nenhum comentário:

13º SÁBADO - O AMOR DE DEUS

  ESCOLA SABATINA 1 - DEUS É A FONTE DE VIDA SABEDORIA E FELICIDADE. VEJA AS BELAS E MARAVILHOSAS OBRAS DA NATUREZA. O SOL, A CHUVA, AS CO...

Mais Populares