sexta-feira, 9 de julho de 2010

Lição dos Primários - De dois em dois

SERVIÇO


Jesus nos mostra como servi-Lo.

VERSO PARA DECORAR

“Vocês receberam de graça; deem também de graça.” Mateus 10:8, NVI.

REFERÊNCIAS

Mateus 10:1-16; Marcos 6:7-13; Lucas 9:1-6; O Desejado de Todas as Nações, p. 349-358.


OBJETIVOS


A criança deverá:

SABER que Jesus lhe dá tudo o que ela precisa para servi-Lo.

SENTIR-se segura de que Jesus suprirá todas as suas necessidades ao servi-Lo.

RES PONDER servindo fi elmente a Jesus, confi ando que Ele suprirá tudo o que ela necessita.

MENSAGEM CENTRAL

Jesus me dá o que preciso para servi-Lo.

Resumo da Lição

Jesus enviou Seus doze discípulos para proclamar que era chegado o reino dos Céus. Jesus confi rmou que lhes concedeu poder para curar doentes, ressuscitar mortos e expulsar demônios. Ele lhes disse que não precisavam levar muito dinheiro ou mala cheia de roupa, nem deviam se preocupar com o que comer ou onde se hospedar. Jesus lhes disse que deviam saudar as pessoas em suas casas, procurando aquelas que desejavam ouvir sobre Ele. Jesus os relembrou de que nem todas as pessoas os aceitariam ou os tratariam com bondade. Esta lição fala sobre serviço. Jesus prometeu aos discípulos que estaria com eles e supriria suas necessidades ao partilharem Sua mensagem. Ele também está conosco ao falarmos sobre Ele a outros.

Atividades Preparatórias


Escolher uma ou mais atividades que se adaptem melhor à situação da classe.

A. Quem Sou Eu?

Com um alfinete de segurança, prender uma folha com diferentes títulos de profissionais nas costas de cada criança. Coloquei nas costas de vocês títulos de profissionais que servem a comunidade. Procurem descobrir qual é o título fazendo perguntas que podem ser respondidas com sim ou não, como: É algo que posso fazer com as mãos (boca, pés, etc.)? Preciso de ferramentas específicas para realizar meu trabalho?
Se as crianças tiverem dificuldade, dar algumas dicas. Quando todas descobrirem quem são, sentar-s formando um círculo.

Analisando

Vocês pensam nessas profissões como atos de serviço? (Sim; talvez.) Vocês gostariam de exercer  a profissão mencionada no papel que está em suas costas? Por quê? (Incentivar argumentação.) Em nossa lição de hoje aprenderemos a confiar que Jesus nos provê tudo o que necessitamos para servi-Lo fielmente. Repitam comigo o Verso Para Decorar. (“Vocês receberam de graça; deem também de graça.” Mateus 10:8.)

Vamos dizer juntos a mensagem de hoje:

JESUS ME DÁ O QUE PRECISO PARA SERVI-LO.

Material Necessário
Você Precisa

• alfinetes desegurança
• folhas de papel com uma das seguintes palavras:
professor, padeiro, pastor, cantor, médico, enfermeira, pintor, encanador, zelador, cozinheira, secretária, escritor (e outras profissões que achar conveniente usar)

Lição Bíblica


Vivenciando a História

Antes de começar, pedir para as crianças apontarem para cada uma das diferentes partes do corpo no momento apropriado para representar a maneira como Jesus nos equipa para fazer o que Ele nos convida a fazer. Praticar um pouco antes de começar a história, baseando-se no seguinte:
Palavras:                                                                             Ações:

ouvir, ouvindo ou ouviram                                                      apontar para os ouvidos
ver, viram                                                                              apontar para os olhos

servindo-O de todo o coração                                               apontar para o coração
seguir, segui-Lo, (O)seguissem,
seguiram(-nO ou a Jesus), enviar, enviaria)                             apontar para os pés
fazer, façamos, fizessem, curar, curem,
ressuscitar ou ressuscitem os mortos                                      apontar para as mãos
contar, falar                                                                           apontar para os lábios

Jesus pediria que fizéssemos alguma coisa que não pudéssemos fazer? Ele pediu que Pedro, Tiago e João deixassem seu trabalho de pescadores e O seguissem [pés]. Eles O seguiram [pés]. Deixaram tudo para trás e viajaram com Jesus como Seus ajudantes especiais. Jesus pediu que outros discípulos também O seguissem [pés]: Filipe, Bartolomeu, Tomé, Mateus, o coletor de impostos, Tadeu, Simão, o zelote, e o outro Tiago, filho de Alfeu. Esses homens seguiram a Jesus [pés] através de todo o Israel. Que momentos maravilhosos devem eles ter passado juntos! Ouviram [ouvidos] Jesus falar sobre o Céu. Viram [olhos] Jesus curar os doentes. Algumas vezes uma pessoa corria em direção a Jesus, tremendo e olhando fixamente como se seus olhos fossem saltar para fora. “Saia dele!”, Jesus dizia ao demônio que controlava a pessoa. Instantaneamente, ela voltava de novo ao normal. Então, a pessoa agradecia a Jesus e voltava calmamente para casa.
Os doze discípulos tinham seguido a Jesus [pés] durante vários meses. Jesus decidiu que era tempo de eles ajudarem outras pessoas. Por isso, disse que os enviaria [pés] de dois em dois. Então, lhes disse que fizessem [mãos] algumas coisas que nunca haviam sido capazes de fazer [mãos] antes.
– Digam [lábios] a todos os que encontrarem que há um lugar preparado no reino de Deus para aqueles que crerem em Mim – disse Ele. Depois acrescentou: – Curem [mãos] os doentes e os leprosos, e ressuscitem os mortos [mãos].
Ressuscitar os mortos? [mãos] Ninguém pode fazer isso. É impossível. Mas, na verdade, isso não é impossível. Quando Jesus nos pede para fazer [mãos] alguma coisa, Ele não nos pede que façamos [mãos] isso sozinhos. Ele promete Seu apoio, mesmo quando parece impossível fazer [mãos] o que nos pede. “Para Deus todas as coisas são possíveis.” Mateus 19:26, NVI. Tudo que temos de fazer [mão] é segui-Lo [pés].
Naquele dia, todos os discípulos seguiram [pés] as orientações de Jesus. Você está surpreso? Depois de muitos meses seguindo a Jesus [pés], eles sabiam que Ele os ajudaria. Poderiam fazer [mãos] qualquer coisa que Ele lhes pedisse que fizessem [mãos]. Não levaram mala nenhuma em sua viagem. Não levaram sapatos a mais nem troca de roupa.Jesus lhes disse que não se preocupassem com coisa alguma. Ele lhes daria o que necessitassempara servi-Lo. Quando ouvissem [ouvidos] os pardais, eles se lembrariam de que Ele supriria
suas necessidades.
Você é um filho ou filha de Deus. Ele pede que você O sirva de todo o coração [coração]. Prometeu cuidar de você. Qualquer coisa que você não possa fazer [mãos], Ele transformará em algo que você possa fazer [mãos] para Ele. Você permitirá hoje que Jesus ajude você a servi-Lo de todo o coração [coração]?

Analisando

Como vocês se sentiriam se Jesus lhes pedisse que curassem doentes e ressuscitassem mortos?(Surpresos.) Por que acham que Jesus decidiu enviar os discípulos por conta própria? (Para que aprendessem a confiar mais nEle; para que Ele pudesse ajudá-los a aprender através dos próprios erros.) Se Jesus pedir que vocês façam alguma coisa para Ele, o que vocês farão? (Confiaremos que Ele estará conosco e nos suprirá o que necessitarmos para fazê-lo.) Vamos dizer juntos nossa mensagem:

JESUS ME DÁ O QUE PRECISO PARA SERVI-LO.
 
Verso Para Decorar IL: Tyndale House Publishers, Inc., 1994, p. 212.



Escrever em uma folha de papel as palavras do Verso Para Decorar. Dar esse papel a uma criança e pedir que ela se dirija a outra criança e diga: “(nome da criança), você recebeu de graça; dê também de graça” (Mateus 10:8). Aquela criança então pega o papel e se dirige a outra criança. Continuar até que todas as crianças tenham a oportunidade de dizer o verso dessa forma.


Estudo da Bíblia


Pedir que as crianças se revezem na leitura da história bíblica de hoje em suas Bíblias, verso por verso (Mateus 10:1-16). Vocês podem lembrar-se de outros personagens bíblicos a quem Deus supriu o que necessitavam para servi-Lo? (Aceitar respostas.) Tenho aqui outras ideias. Escrever os nomes e textos em um papel ou quadro onde todos possam ver. Ler ou pedir que leiam em voz alta os textos, tanto quanto o tempo permitir(Escolha um dois textos). Pedir que as crianças digam o que Deus deu a cada uma das pessoas mencionadas.

Moisés (Êxodo 4:10-12)
Samuel (1 Samuel 3:8)
Josué (Josué 1:1-5)
Gideão (Juízes 6:36-40)
Maria e José (Mateus 1:18-21)
Saul (Atos 9:17-19)


Analisando


Como essas histórias bíblicas impressionam vocês acerca de servir a Jesus? (Dando-nos coragem, mesmo quando sentimos que não podemos servi-Lo bem.) Que coisas vocês aprenderam ao ler esses textos? (Aceitar respostas.) De que vamos nos lembrar? Vamos dizer juntos nossa mensagem:

JESUS ME DÁ O QUE PRECISO PARA SERVI-LO.
 
Aplicação da Lição



Você Pode Fazer Isso?

Por favor, levante a mão quem acha que consegue dobrar ao meio essa folha de papel (ou guardanapo) mais de sete vezes. (Aguardar o levantar de mãos.) Perguntar: Vocês gostariam de experimentar? (Escolher um dos voluntários.) Essa criança não conseguirá fazê-lo porque o papel fica muito grosso e não se consegue dobrar ao meio mais de sete vezes. – Adaptado de Kathie Reimer, 1001 Ways to Help Your Child Walk With God, Wheaton,

Analisando


Às vezes pensamos que não podemos fazer algo que Jesus pede para fazermos. Parece ser muito difícil. Há um verso na Bíblia que contém uma mensagem muito especial a respeito de como obter forças necessárias para servir a Jesus. Pedir que uma criança procure e leia Filipenses 4:13. Adultos devem ajudar a criança a encontrar o texto na Bíblia, se necessário. Quem nos dará o que necessitamos para servir a Jesus? (Deus, Jesus.) Na próxima vez que você sentir que não é forte suficiente para servir a Jesus, do que vai se lembrar? Ler juntos Filipenses 4:13, seguido da mensagem de hoje:

JESUS ME DÁ O QUE PRECISO PARA SERVI-LO.
 
Partilhando a Lição


Servindo ao Partilhar

Um modo de receber o que necessitamos para servir a Jesus é partilhando-O com outras pessoas. Nesta semana falem a alguma pessoa que Jesus a ama e deseja suprir o que ela necessita para servi-Lo. Dividir as crianças em grupos com um adulto para orientá-las, e pedir que cada grupo prepare uma mensagem baseada em Filipenses 4:4, 13 e 19, enfatizando que Jesus supre todas as nossas necessidades. As crianças devem decidir para quem enviarão a mensagem. Depois, devem planejar a entrega, e no próximo sábado dizer à classe como foi a experiência.

Analisando

Vocês escolheram alguém com quem partilhar sua mensagem especial? (Aceitar respostas.) Como vocês acham que sua mensagem fará a pessoa sentir-se? (Encorajar troca de ideias.) Nesta semana procurem descobrir outras maneiras de partilhar Jesus, e lembrem-se de nossa mensagem:

JESUS ME DÁ O QUE PRECISO PARA SERVI-LO.
 
Sugestão de desenhos para os cartões
 







Fonte: Apostila dos Primários 3º Bimestre de 2010; Desenhos site Google
Postar um comentário

ESCOLA SABATINA 12º SÁBADO MINISTÉRIO DA CRIANÇA

PROGRAMA SUGESTIVO PARA O 12º SÁBADO. PROGRMA SUGERIDO PELA PROFESSORA VERINHA MATIAS DA IASD PARQUE IDEAL - TERESINA/PI - MISSÃO PIAUIENSE...

Mais Populares